Magnesita padroniza gestão global com solução SAP

EmpresasNegócios

A Magnesita, um dos três maiores players mundiais da indústria de refratários industriais, com 27 instalações em 17 países de quatro continentes, recém finalizou a implementação de um programa Global de convergência de processos e sistemas, adotando como plataforma a solução de gestão de negócios SAP.

O projeto pangea, como foi batizado, considerou uma plataforma operacional global em única instância SAP e começou em dezembro de 2013 com uma reformulação completa do modelo operacional da Magnesita e redesenho de processos Globais. Após a criação de um modelo de padrão de processos e de configuração e parametrização do SAP ERP, foi feita uma análise das adaptações necessárias, chegando a uma solução a ser implementada.

A primeira implementação aconteceu no primeiro semestre de 2014 em uma versão “light” para a China. Já em outubro vieram as primeiras implementações completas simultaneamente para Argentina e China. Em agosto de 2015, foi a vez do go live na França e na Alemanha. Em novembro do mesmo ano, o projeto chegou ao Brasil. Já em 2016, em abril, foi a vez de Dubai; julho, EUA e México; Chile, Colômbia e Peru, em novembro, começam a rodar a solução, passando a integrar a gestão única.

Além dos países onde foi feita a implementação, a solução está presente nos escritórios de vendas da companhia em todo o mundo. Os indicadores do projeto mostram que a empresa atingiu 95% de convergência em mais de 78 macroprocessos e uma evolução continua ao longo dos 36 meses de duração do programa.

“Esse nível obtido é excelente, principalmente quando se constata que os 5% de processos restantes não convergem apenas por questões legaisou especificidades locais”, afirma Rui Botelho, vice-presidente de Vendas para Core Industries da SAP Brasil. O executivo destaca, ainda, que a capacidade de atingir tais resultados demonstra a diferenciada capacitação da Magnesita nos pilares de equipe, processos e tecnologia. “O domínio das várias etapas envolvidas foi um diferencial para que o projeto seja considerado um exemplo de implantação global de muito sucesso”.

“Foi uma experiência única e desafiadora mas valeu a pena, pois já estamos colhendo os frutos do pangea, e iniciando uma gestão mais global, integrada, escalável e flexível, que certamente trará ganhos de eficiência e vantagens competitivas”, comenta Raul Godoy, CIO da Magnesita e responsável pelo projeto.

Para Botelho, o sucesso de um projeto com essa magnitude, e os desafios inerentes a esse contexto, mostram como a solução de gestão empresarial da SAP é robusta, escalável e padronizada. “Empresas como a Magnesita conseguem ter o controle dos seus negócios e a certeza que os seus processos estão padronizados independentemente do país ou barreiras culturais e legais”, destaca. “Isso é o que nos motiva. Ajudar os nossos clientes a tornarem seus negócios mais eficientes”.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor