NEC e Sumitomo Mitsui testam pagamentos utilizando reconhecimento facial

e-Marketinge-PaymentInovação

A NEC Corporation anunciou que está fazendo testes para serviços de pagamento sem dinheiro, utilizando sua tecnologia de reconhecimento facial, em cooperação com o Sumitomo Mitsui Financial Group, Sumitomo Mitsui Banking Corporation (SMBC) e Sumitomo Mitsui Card (Sumitomo Mitsui Card).

As empresas estão fazendo ensaios em dois locais, um está sendo realizado por cerca de 1000 funcionários da SMBC nas instalações de refeição e o outro, envolve a Sumitomo Mitsui Card e 400 funcionários. Os testes terminaram no final de janeiro.

sistematest2

O serviço que está sendo testado utiliza o mecanismo de reconhecimento facial NeoFace da NEC para garantir a identidade do colaborador em comparação com imagens pré-registradas. O pagamento dos itens comprados é automaticamente deduzido dos salários mensais dos funcionários no mês seguinte.

Essa tecnologia tem a vantagem de não exigir a instalação de dispositivos de autenticação específicos, além de oferecer maior segurança devido ao facto dos dados faciais registrados estarem armazenados sob a forma de valores numéricos. Isso torna difícil ou impossível a terceiros identificar os rostos dos usuários registrados em casos de acesso indevido aos dados.

Os testes visam verificar o desempenho do sistema, a receptividade das pessoas à autenticação biométrica e os aspetos operacionais do serviço, ao mesmo tempo que oferecem experiência e know-how às empresas.

“Juntamente com esses testes, a NEC está melhorando a funcionalidade, confiabilidade e conveniência da verificação de identidade numa variedade de áreas”, afirmou Fumiaki Matsubara, Vice-presidente Senior da NEC Corporation. “Concluímos com sucesso ensaios de serviços de pagamento usando o reconhecimento facial em pequenas lojas dentro de nosso próprio edifício sede, e pretendemos ver a comercialização desses serviços contribuir para uma maior segurança nas comunidades de todo o mundo”, acrescentou.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor