Satélite da Hughes é lançado com sucesso na Flórida

InovaçãoRedes

A Hughes Network Systems, LLC lançou, em 18 de dezembro, o EchoStar XIX, satélite de banda larga de maior capacidade do mundo. Projetado com a tecnologia Hughes Jupiter System, o EchoStar XIX é um satélite de banda Ka, que em sua órbita final vai alimentar o HughesNet Gen5, a próxima geração do serviço de internet via satélite de alta velocidade número 1, e oferecer mais velocidade, dados e recursos mais avançados, a consumidores e pequenas empresas com opções limitadas de acesso à internet.

Construído para a Hughes pela Space Systems Loral, o EchoStar XIX foi lançado com sucesso, por meio do veículo de lançamento da United Launch Alliance, no Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, Flórida, EUA. O satélite implantou suas matrizes solares e está realizando com sucesso manobras pós-lançamento, de acordo com o plano. O EchoStar XIX cobrirá os Estados Unidos, Alasca, México e partes do Canadá e América Central.

Quando combinado ao EchoStar XVII (já em órbita) e ao Hughes SSL (satélite de alto rendimento, em serviço desde 2012), o EchoStar XIX permitirá à HughesNet mais que o dobro da capacidade atual e o suporte a velocidades mais rápidas, além de fornecer mais dados para as atividades on-line de hoje. A HughesNet tem mais de 1 milhão de assinantes e foi classificada em primeiro lugar em entrega de velocidades anunciadas, no relatório Medindo a Banda Larga da América 2016, da Federal Communications Commission (FCC), pelo segundo ano consecutivo.

O EchoStar XIX passou as duas primeiras semanas após o seu lançamento movendo-se em uma órbita geossíncrona a 35.786 km acima da Terra, em 97,1° de longitude oeste. Ele passará por testes extensivos antes de entrar em operação, no final do primeiro trimestre de 2017, quando a Hughes introduzirá o serviço de internet via satélite de alta velocidade HughesNet Gen5 nos Estados Unidos.

“O lançamento do EchoStar XIX representa um salto significativo na redefinição da internet via satélite, e é uma conquista de tecnologia incrível, que estamos orgulhosos de compartilhar com nossos parceiros da Space Systems Loral e United Launch Alliance”, disse Pradman Kaul, presidente da Hughes Network Systems. “A Hughes inventou a internet via satélite e, com nossa plataforma de quinta geração, vamos entregar velocidades mais rápidas e mais dados, para permitir aos nossos clientes fazer mais daquilo que amam on-line”, conclui Kaul.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor