Startup francesa lança sistema operacional para edifícios no CES

InovaçãoInvestigação

A startup francesa Ubiant vai apresentar no CES 2017 seu sistema operacional para edifícios inteligentes Hemis, baseado em inteligência artificial.

O Hemis transforma os edifícios em plataformas de serviço, diz a empresa, através de uma base desenvolvida pela Ubiant de 250 objetos interoperáveis – e certificados com Quickmove, outra tecnologia da empresa.

Os serviços inteligentes vão desde a gestão virtual dos edfícios à redução do consumo de energia e controle remote de dispositivos. O usuário interage com o Hemis através de duas interfaces: o aplicativo MyHemis e o objeto luminoso Luminion (na foto).

No CES, a Ubiant irá demonstrar o projeto implantado com a parceira Bouygues Immobilier: casas construídas de raiz com inteligência e conectividade, através do Hemis e do Quickmove.

A Ubiant usa o repositório de informação Ready2Service, sendo que seu chairman também preside ao comité SBA R2S (Aliança para Cidades Inteligentes).

“Estamos satisfeitos porque a interoperabilidade de sistemas foi adotada por grandes empresas como a Engie e a Bouygues Immobilier. Expressamos nossa gratidão por sua confiança em nós, para criar vários novos serviços baseados no repositório Ready2Service”, declara o chairman da Ubiant, Emmanuel Olivier.

A Engie é outra parceira da Ubiant, com a qual está sendo implantada uma solução digital de gerenciamento de temperatura em 140 escolas públicas de Paris, França.

O CES 2017 decorre em Las Vegas entre 5 e 8 de janeiro.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor