Tecnologia da NEC permite identificar a direção do olhar humano

Inovação

A NEC Corporation anunciou o desenvolvimento de uma “tecnologia remota de deteção de olhar” que permite a deteção em tempo real da linha de visão de uma pessoa. Essa inovação é parte integrante do portfólio de tecnologias de inteligência artificial (IA) NEC the WISE.

Essa nova tecnologia utiliza a deteção pontual de características faciais para identificar com precisão características dentro e ao redor do olho, como por exemplo a pupila e os cantos do olho sem necessidade de equipamentos especializados e com um erro de medição de menos de 5 graus a partir da esquerda, da direita, de cima ou de baixo.

De acordo com a NEC, essa forma de deteção remota consegue dar resposta mesmo com imagens de baixa resolução e mudanças de brilho, permitindo detetar a linha de visão de indivíduos afastados até 10 metros da câmara, tornando-a adequada, por exemplo, para detetar de forma automática produtos que despertam a atenção dos consumidores nas lojas.

“Com base nesta tecnologia, a NEC pode avaliar a linha de visão dos pedestres e contribuir para otimizar a colocação de anúncios importantes nos espaços públicos”, afirmou, em comunicado, Akio Yamada, Diretor Geral, Data Science Research Laboratories, da NEC Corporation. “Para além disso, essa tecnologia pode também contribuir para a segurança das comunidades, através da monitorização do comportamento de pessoas suspeitas, bem como ajudar os lojistas a saber mais sobre quais os produtos que atraem mais a atenção dos clientes”.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor