5ª Geração está se aproximando

InovaçãoMobilidade

Relatório técnico divulgado pela 5G Americas analisou o progresso e evolução da tecnologia LTE e dos padrões para a tecnologia 5G

O relatório “A Evolução da Tecnologia Sem Fio em Direção à 5G: 3GPP Release 13 a Release 15” da associação de 5g para a América revela que os EUA já estão com uma taxa de 90% de penetração de LTE e que esse valor representa a aproximação de nova fronteira tecnológica.

Vicki Livingston, chefe de comunicações da 5G Americas contou em release que ”Dezenas de testes estão em andamento no mundo inteiro para avaliar a tecnologia 5G; as principais operadoras e fabricantes já iniciaram a processo de coleta de dados para apoiar o processo de padronização do 3GPP”, e acrescentou que consideram que “A LTE e a 5G devem trabalhar em conjunto para criar o futuro conectado.”

Uma das conclusões desse relatório é que na próxima década, a LTE deverá manter sua liderança entre tecnologia wireless. No entanto existem vários avanços da 3GPP Rel-13 destacados no relatório como :

  • Avanços para suportar Sistemas Ativos de Antenas (Active Antennas Systems – AAS)
  • Acesso Assistido e Licenciado (Licensed Assisted Access – LAA)
  • Agregação de LTE e WLAN (Aggregation of LTE and WLAN – LWA e LWIP)
  • Cobertura de baixa potência / grande área para aplicativos da IdC, através da tecnologia Celular-IdC.
  • Avanços em tecnologias atuais da LTE
  • Antenas com Multiple-Input Multiple-Output (MIMO) avançado
  • Redes Auto-Organizadas (SON)
  • Agregação de Portadores (CA) e Conectividade Dupla (DC)
  • Serviços de Proximidade e Comunicação Dispositivo-Dispositivo para Segurança Pública (ProSe/D2D).

Segundo o relatório, já existem avanços para a LTE e que fazem parte do Rel-15 nas áreas de MIMO, CA, LAA (eLAA), LWA (eLWA), Voz sobre LTE (VoLTE) e ProSe/D2D.

O Rel-14 e Rel-15 trata-se da primeira fase da 3GPP no desenvolvimento de padrões para o 5G. “O Rel-14 focado em estudos direcionados à 5G e o Rel-15 analisando a primeira fase de especificações normativas da tecnologia 5G.” explica o comunicado.

O relatório também inclui informação sobre 3GPP Rel-14 com a analise de tecnologia Nova Rádio, “uma nova tecnologia de acesso para a 5G com a flexibilidade necessária para suportar não somente as bandas de frequência abaixo de 6 GHz, mas também as bandas mmWave até 100 GHz”, modelagem de canais e requisitos e tecnologia RAN.

O estudo sobre a RAN pretende identificar uma lista de KPIs e as suas metas e vários cenários como a banda larga móvel avançada, as comunicações de baixa latência, as comunicações massivas tipo máquina e comunicação avançada veículo para todo.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor