AWS lança Amazon Chime para reuniões online

CloudEscritório

A Amazon Web Services (AWS) anunciou o Amazon Chime, um serviço de comunicações integradas para reuniões online. A promessa é de conferências com alta qualidade de áudio e vídeo em um clique.

A solução Amazon Chime dá ainda a possibilidade de utilização de chat e compartilhamento de conteúdo e telas, em uma experiência sincronizada entre desktop e dispositivos iOS e Android.

“É muito difícil encontrar pessoas que realmente gostem da tecnologia que usam atualmente para reuniões. A maioria dos serviços ou aplicativos de reuniões online são difíceis de usar, entregam áudio e vídeo de baixa qualidade, exigem constantes mudanças de ferramentas para fazer o que efetivamente precisam e são muito caros”, diz Gene Farrel, vice-presidente de aplicativos corporativos da AWS. O executivo sublinha que o Amazon Chime “entrega reuniões sem frustrações, permitindo que os usuários sejam mais produtivos em qualquer lugar.” O serviço não tem taxas de manutenção e gerenciamento.

A premissa da AWS é que a maioria das soluções de reunião são decepcionantes, estranhas e difíceis de usar, porque o vídeo é granulado e frequentemente desconecta. Além disso, refere, a qualidade do áudio é baixa, apresentam muito ruído e é impossível saber qual participante o está provocando. Outro problema é que, para conectar e participar dessas reuniões online, são exigidos longos PIN e as soluções disponibilizam aplicativos e recursos móveis de segunda categoria.

A maioria “só é boa em uma coisa isolada”, como chamadas de voz ou em vídeo conferência ou em compartilhamento de tela ou em mensagens instantâneas. É comum, portanto, que o usuário tenha que alternar entre várias ferramentas diferentes.

O Amazon Chime pretende remover essas frustrações, entregando alta qualidade em vídeo, voz, chat e compartilhamento de tela. A solução avisa todos os participantes quando a reunião começa, para que entrar na conferência online exija apenas clicar um botão no aplicativo, sem a necessidade de utilização de um PIN. Quando houver ruído nas ligações ou quando alguém entrar ou sair de uma reunião enquanto ela está acontecendo, não haverá mistério em identificar os responsáveis, na medida em que será mostrada uma lista de todos participantes.

As reuniões e chats são sincronizados entre dispositivos, para que os usuários possam participar de conferências de qualquer lugar pelos aplicativos disponíveis para Android, iOS, Mac e Windows (e  mudar do celular para seu computador ou de aplicativo para aplicativo, sempre que necessário). O Chime pode ser integrado com diretórios corporativos já existentes e possibilita aos administradores de TI o gerenciamento de identidades e o controle do acesso dentro de toda a empresa. Não requer investimentos antecipados ou manutenção contínua, porque os clientes podem simplesmente baixar o aplicativo e começar a usar o serviço. Em termos de custos, a AWS diz que o Chime custa “um terço dos programas tradicionais.”

Principais características:

•    Áudio de banda larga com cancelamento de ruído e imagens em alta definição, com o objetivo de facilitar a conversação durante uma conferência online.

•    Reuniões pontuais são acessadas com um clique. Os usuários que estão atrasados podem  clicar no botão “estou atrasado” para notificar todos na reunião.

•    Lista visual – permite aos usuários verem quem participou, quem está atrasado e quem não pode comparecer. Também permite que todos vejam quem está falando ou de onde está vindo o barulho de fundo, sendo todos podem retirar o som do participante que o causa.

•    Em qualquer lugar: o Chime foi desenvolvido para uso móvel desde o princípio.

•    Compartilhamento facilitado: em uma reunião online, qualquer pessoa pode compartilhar sua tela, sem pedir a um host para “passar a bola” ou pular para uma aplicação diferente. Para a colaboração contínua fora das reuniões, o Chime oferece salas de bate-papo que permitem que as pessoas trabalhem juntas em um único local, armazenando o histórico de conversas e os arquivos.

O Amazon Chime em breve estará disponível por meio dos parceiros APN Level 3 e Vonage. Com disponibilidade prevista para o segundo trimester de 2017, a Level 3 vai incluir o Amazon Chime ao seu conjunto de soluções de comunicações integradas e de colaboração.

Também programada para disponibilizar a solução no segundo trimestre de 2017, a Vonage vai fornecer o Amazon Chime Pro Edition para seus clientes corporativos sem custos adicionais.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor