Chamadas de telefones fixos para móveis ficarão mais baratas

OperadorasRedesRegulação
0 0 Sem Comentários

A partir do próximo dia 25, as tarifas das ligações locais e interurbanas de telefones fixos para móveis ficarão mais baratas. As reduções são mais expressivas nas chamadas locais, atingindo quase 20% nalguns casos.

De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), os valores das chamadas locais terão redução entre 16,49% e 19,25%. Já nas ligações interurbanas, a queda será entre 7,05% a 12,01%. Novas reduções deverão acontecer até o ano de 2019, conforme decisão da entidade reguladora.

Desde o ano passado, os valores de interconexão, que é o valor cobrado de uma empresa pelo uso da rede de outra e entre as quais estão as que incidem sobre ligações de telefones fixos para móveis, são calculadas pela Anatel a partir do “Modelo de Custo“. Este modelo permite à agência reguladora verificar com mais precisão os valores envolvidos na prestação do serviço ao consumidor, como o quanto as empresas gastam com equipamentos e estrutura administrativa.

Ao mesmo tempo em que a tarifa é reduzida, as empresas de telecomunicações do país devem aumentar os investimentos na ampliação das redes de dados, na qualidade de serviços e de atendimento aos consumidores, conforme determinações do órgão regulador. As tarifas de interconexão foram usadas para subsidiar a instalação de redes das operadoras móveis. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Chamadas locais de fixo para móvel 

  • Oi (Telemar Norte Leste SA): -18,11%
  • Oi (Brasil Telecom SA): -19,25%
  • Vivo: -17,34%
  • Algar Telecom: -16,49%
  • Sercomtel S/A Telecomunicações: -18,53%

Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor