Ciena lança mais um software da plataforma Blue Planet

Fornecedores de SoftwareProjetosRedes
0 9 Sem Comentários

A Ciena lançou no mercado o Blue Planet Manage, Control and Plan (MCP), software que pretende reinventar a abordagem tradicionalmente fragmentada das operações de rede, unificando o gerenciamento e o planejamento de redes e serviços.

Ao oferecer aos clientes o controle do software e visualização avançada em tempo real, o Blue Planet MCP permite que os operadores de rede agiliazem a entrega dos serviços em todos os portfólios de pacotes e de pacotes de redes ópticas da Ciena.

“O Blue Planet MCP é uma mudança estratégica do software monolítico tradicional de gerenciamento de rede. Os nossos clientes estão ávidos por uma solução de operações unificadora que possa reunir todos os elementos do ponto de vista de gerenciamento de rede e serviços, visando proporcionar uma experiência de usuário excepcional”, afirma Nirav Modi, vice-presidente e gerente geral do Blue Planet da Ciena. “Agora, com uma oferta que combina uma interface na web, fácil de usar, com as plataformas da Ciena já atestadas em campo, progredimos ainda mais em nossa posição única em ajudar os operadores a se prepararem para as redes complexas e em evolução de hoje”, completa.        

Desenvolvido sobre a arquitetura expansível baseada em micro-serviços, o Blue Planet MCP alavanca a estratégia da Ciena em impulsionar a transformação dos operadores de rede rumo a redes mais inteligentes e automatizadas. Além disso, as interfaces abertas do Blue Planet MCP permitem sua fácil integração aos processos de negócios dos operadores, abrindo caminho para operações mais programáveis e centradas em TI.

O software estará acessível tanto para clientes como para desenvolvedores terceirizados e parceiros por meio do Emulation Cloud da Ciena, que permite testes abertos das interfaces REST API do Blue Planet MCP em componentes de rede de terceiros. Funcionará conjuntamente com a plataforma OneControl Network Management da Ciena, conforme necessário, e estará disponível para aplicações específicas a partir de junho de 2017.

A solução é baseada em código aberto e técnicas abertas de desenvolvimento de software. Entre as vantagens que a Ciena diz oferecer aos operadores, estão a maior agilidade dos serviços, operações unificadas do ciclo de vida e arquitetura aberta.

Maior agilidade nos serviços: Com o provisionamento automatizado de serviços multicamadas e de monitoramento de desempenho por meio de uma única interface, o Blue Planet MCP aumenta a garantia do serviço e oferece aos operadores controle fim a fim dos serviços de rede. A tecnologia também oferece gerenciamento de rede multicamadas, permitindo que os clientes da Ciena realizem rapidamente a implantação de novos serviços e incrementem as oportunidades de aumentar a receita.

 Operações unificadas de ciclo de vida: O Blue Planet MCP integra gerenciamento e planejamento em uma única interface na Web, oferecendo visualização avançada para ajudar os operadores de rede a compreenderem melhor as relações interfuncionais entre os elementos, as múltiplas camadas e os serviços de rede nela executados. Isso melhora a comunicação e a coordenação entre as áreas.

Arquitetura aberta e expansível: O Blue Planet MCP oferece APIs abertas que permitem a rápida integração a sistemas BSS/OSS, bem como à orquestração definida por software e a sistemas de virtualização de funções de rede (NFV). Sua escalabilidade extendida e funcionalidades de micro-serviços modulares também conseguem apoiar as equipes internas de DevOps dos operadores que desejem adicionar casos de uso ou aplicações.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor