Especialista em API Sensedia cresce 75% em 2016

EmpresasNegócios
0 0 Sem Comentários

A Sensedia, especialista em API (Application Programming Interface) registrou um crescimento de 75% em 2016, comparado a 2015. A receita do ano será de 20 milhões de reais e a companhia pretende agora levar suas soluções para o mercado internacional.

As API, diz a Sensedia, habilitam novas experiências digitais e aceleram conexões com parceiros na cadeia de valor das empresas, sendo uma tecnologia essencial para as empresas investirem em inovação aberta e se posicionarem como plataformas. No próximo ano, a Sensedia irá levar suas soluções de API Management aos Estados Unidos e Japão em parceria com a CI&T, multinacional brasileira de TI e sócia da empresa. Em 2017, a empresa também vai implantar uma estratégia de canais para expandir sua presença em nichos e segmentos em que não está presente atualmente. 

A empresa irá completar 10 anos de mercado em 2017. “Nossa plataforma de gerenciamento de API evoluiu bastante em 2016, influenciada principalmente pela alta demanda dos clientes”, comenta Kleber Bacili, CEO da firma. “ Segurança, fluxos complexos de integração, User Experience e produtividade estão entre os principais drivers que direcionam o roadmap da plataforma da Sensedia”, afirma.  Um dos focos no último ano foi o Customer Success, com uma equipe focada em trabalhar com os clientes e ajudá-los a obter sucesso em suas estratégias de API. 

A Sensedia também está investindo na contratação de colaboradores e mudou de escritório em Campinas para uma base mais ampla e alinhada com a cultura da empresa. Atualmente, são 120 funcionários divididos entre a sede de Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro. “Nos processos internos, adotamos o conceito de Squads difundido pelo Spotify para a cultura e organização das equipes de produto. Além disso, passamos a usar intensamente a metodologia de design sprints difundida pela Google Ventures cujo objetivo é criar soluções muito mais centradas nos problemas reais dos clientes”, conta Bacili.   

O mercado de API aquecido no mundo e no Brasil tem impulsionado os negócios da Sensedia, que em 2016 conquistou novos clientes, como Azul, Natura, Tribanco, Insper, TV Globo e DPaschoal. A companhia viabiliza estratégia de API de marketplaces, atendendo os maiores do País – Extra, PontoFrio e Casas Bahia. A empresa foi considerada como Visionária pela consultoria Gartner, no Quadrante Mágico de Full Lifecycle API Management, e como Strong Performer no Forrester Wave de API Management Solutions – ambos lançados no segundo semestre de 2016. 

A Sensedia realizou também a segunda edição do evento APIX (API Experience) que teve mais de 500 participantes em trilhas técnicas e de negócio. Estiveram presentes palestrantes e empresas de renome como Silvio Meira, Cristina De Luca, Luiza Labs (Magazine Luiza), Fitbit, TV Globo, Google entre outras. A edição de 2017 já está sendo preparada e acontecerá em junho para mais de 650 líderes e gestores de TI e Transformação Digital. A conferência é a maior do tipo na América Latina.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor