Aporama lista três estratégias de marketing para 2017

e-Marketing

Na era da transformação digital, o mercado sentirá um impacto ainda maior do digital nas ações de marketing e publicidade, disponibilizando aos consumidores uma gama mais ampla de produtos, serviços e preços. É o que prevê a Aporama, consultoria especializada em marketing digital e conteúdo para redes sociais em diferentes polos da comunicação.

“Para os negócios, as mídias digitais e novas plataformas tecnológicas criaram oportunidades de expandir mercados, adotando novas técnicas de comunicação online que permitam competir em igualdade com grandes empresas. Este é o momento de desenvolver habilidades e de utilizar o poder do digital para adquirir vantagem competitiva e melhores resultados”, afirma Mariana Campelo, sócia-diretora da Aporama Marketing Digital.

O contexto é inédito: o público está cada vez mais exigente com o conteúdo e com a publicidade que consome, sendo que o número de navegadores com bloqueadores de publicidade é crescente – um sinal do desinteresse do usuário pela publicidade tradicional. Em 2016, as marcas lançaram mão de diversas ações para alavancar seus produtos, atingindo números exorbitantes de engajamento. O  Branded content é uma forma de fuga da publicidade tradicional que tem como objetivo associar a marca à informação e diversão, foi bastante utilizado no mercado, e segue sendo tendência para este ano. “O foco não é a marca, mas sim o conteúdo. Além de ter maior aceitação pelo público, a chance de compartilhamento é muito maior”, explica Mariana.

Abaixo a consultoria lista três tendências que devem impactar a indústria este ano:

  1. Automação. Empresas que se destacam em Automação de Marketing geram 50% mais vendas a um custo 33% menor. Devido à acirrada competição entre as empresas, reter o cliente é de extrema importância e, para isso, é necessário um bom atendimento – os chatbots, programas capazes de conduzir uma conversa de forma que haja a impressão de estar dialogando com outra pessoa e não um computador, são uma forma de oferecer atendimento rápido e de qualidade. Com o crescimento do uso de redes sociais e de aparelhos móveis como smartphones e tablets, o cenário é perfeito para o crescimento dessa tecnologia.
  2. Vídeo marketing. Conteúdo em vídeo e e-mail marketing vão se misturar em 2017 – neste tipo de comunicação, vídeos podem tornar o conteúdo conciso, conveniente e mais interessante, fazendo também com que o público se engaje mais. A probabilidade do consumidor ler uma newsletter que inclua um link de vídeo em seu conteúdo é 50% maior.
  3. Realidade virtual e realidade aumentada. Tudo indica que que em 2017 ocorrerá uma revolução do marketing de realidade virtual. Os benefícios incluem uma experiência mais imersiva para o consumidor e a possibilidade de integração com o storytelling, beneficiando não só os criadores de conteúdo, como também quem anuncia. 67% das empresas está considerando usar realidade aumentada no futuro e 47% a realidade virtual. A previsão é de que até 2020 a receita para realidade aumentada e virtual chegue a $162 bilhões de dólares.

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