Conferência debate papel da tecnologia nas cidades inteligentes

Inovação

O evento “Cidade 4.0 – Experiências inovadoras para a cidade do amanhã” vai decorrer de 28 a 31 de março, na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (SP), e vai abordar tendências, soluções e desenvolvimento de Smart Cities, assim como a participação dos cidadãos.

A iniciativa vai contar com palestrantes de várias nacionalidades que vão falar de cases de sucesso em suas cidades. São eles: Jayme Gutiérrez Bayo, da Universidade de Cantabria; Rui Franco, Coordenador local do Programa Sharing Cities, que abarca cidades como Lisboa, Londres e Milão; Alejandro Franco, Diretor Executivo da Ruta N de Medellin; Leonardo Guimarães, Diretor Executivo do Porto-Digital de Recife e Isaac Serrano, do Laboratório para la Ciudad, da Cidade do México (MEX).

Vão ser temas de discussão, a gestão urbana e participação dos habitantes nas cidades inteligentes, assim como as tecnologias existentes que contribuem para solucionar os problemas urbanos e contribuir para a melhoria da qualidade de vida.

“Os exemplos e iniciativas inovadoras apresentadas,certamente, servirão de inspiração e poderão ganhar um novo olhar sobre os desafios que enfrentaremos cada vez mais nas cidades de todo mundo”, refere Daniel Vaz, Vice-Presidente da Associação de Universidades da América Latina e o Caribe para a Integração (AUALCPI), organizadora do evento.

Além das conferências a Universidade realizará um encontro de pesquisadores, com a apresentação de trabalhos acadêmicos sobre o tema, o Seminário Universidade, Cultura e Sociedade: Cidades criativas, territórios inteligentes e, no último dia, será realizado o Fórum Caminhos para São Caetano do Sul – Cidade Inteligente.

A programação e as inscrições estão disponíveis no site do evento.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor