Mercado de software AIM vai atingir US$ 27 bilhões em 2017

Fornecedores de SoftwareProjetos

O mercado mundial de software mediador e de integração, AIM (application integration and middleware, em inglês) continua crescendo mais rapidamente que o mercado de software de infraestrutura. Em 2017, o Gartner prevê que as receitas atinjam US$ 27 bilhões, um aumento de 7% se comparado com o ano passado.

“As abordagens estabelecidas à infraestrutura aplicacional são muito rígidas, fechadas e pesadas para conseguirem suportar os requisitos de muitos negócios digitais”, comentou o vice-presidente de pesquisa do Gartner, Fabrizio Biscotti. O analista acrescentou que o crescimento em iniciativas mobile, de big data, analítica, nuvem e Internet das Coisas está associado com a transformação dos negócios em digitais – então é preciso que os profissionais invistam em novas tecnologias de software AIM.

Isso, na volta, dá um impulso a abordagens de integração novas, com novas tecnologias AIM, tais como plataforma de integração como serviço, indica Biscotti.

Para que isso aconteça, o Gartner identifica três requisitos. Primeiro, as organizações precisam de um modelo aberto, flexível e ágil, que permita uma configuração mais simples e rápida, bem como implantação tanto na nuvem como on-premises. Além disso, elas precisam de plataformas que suportem diversas combinações de recursos, aplicativos, dados, processos e coisas de dentro e de fora da organização. E, por fim, precisam de software mediador self-service que possa aumentar ou reduzir de escala rapidamente.

As ofertas de infraestrutura de aplicativos na nuvem ainda estão maturando, mas já atendem a demanda do mercado por mais agilidade, escalabilidade, produtividade e eficiência melhor que as alternativas on-premises”, nota Biscotti. “A tecnologia mais antiga, no entanto, muitas vezes continua sendo a mais apropriada para os cenários mais exigentes”, ressalva.

O mercado de software AIM é suportado em grande proporção por receitas geradas por serviços de manutenção, mas esse segmento é de crescimento lento. O Gartner identifica um crescimento mais rápido em áreas emergentes, como plataformas de desenvolvimento de aplicativos mobile e plataforma como serviço. São segmentos que pesam menos, mas crescem a dois dígitos. Também apresentam mais fornecedores competindo, sendo um mercado fragmentado.

A nota de pesquisa “Forecast Overview: Application Infrastructure and Middleware Software, Worldwide, 2016 Update.” está disponível para clientes do Gartner.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor