Nextel fecha 2016 com aumento expressivo de receita

GestãoResultados
0 0 Sem Comentários

A Nextel Brasil anunciou hoje os resultados financeiros registrados no 4º trimestre de 2016. Mantendo os bons indicadores reportados desde o último trimestre de 2015, quando iniciou seu turnaround operacional, a companhia fechou 2016 com um incremento de 24% nas receitas relacionadas à tecnologia 3G/ 4G comparado ao ano anterior. Paralelamente, as iniciativas para otimização de processos promovidas pela nova gestão da Nextel resultaram em uma redução de 24% nas despesas operacionais e de 27% nos custos de aquisição por cliente, também comparado ao ano de 2015.

Adicionados ao aumento na receita de 3G/4G e ao crescimento da base, os resultados culminaram no registro do EBITDA ajustado positivo pelo quarto trimestre consecutivo. Em comparação com 2015, o EBITDA ajustado saltou de um resultado negativo de R$ 294,9 milhões para um saldo positivo de R$ 204,1 milhões.

Mesmo em um cenário de retração do mercado, a receita total de 3G/ 4G cresceu 7%  no 4º trimestre de 2016 em comparação ao mesmo período do ano anterior. O desempenho anual foi 24% superior ao registrado em 2015.

Enquanto as empresas do setor registraram retração em sua base de clientes, a Nextel obteve crescimento de 3% dentre os usuários de 3G/4G entre dezembro de 2015 e dezembro de 2016 -, passando de 2,745 milhões de clientes para 2,815 milhões.

Em comparação ao 4º trimestre de 2015, o EBITDA ajustado* saltou de R$ 20,2 milhões negativos para R$ 24,5 milhões no último trimestre de 2016. No acumulado do ano chegou a R$ 204,1 milhões – ante um desempenho negativo de R$ 294,9 milhões em 2015.

Na comparação entre o 4º trimestre de 2015 e o 4º trimestre de 2016, as adições brutas  por meio de portabilidade passaram de 27% para 33% do total das novas aquisições de 3G voz.

Em relação às despesas operacionais*, houve redução de 17% no 4º trimestre de 2016 em comparação ao mesmo período do ano anterior. No acumulado de 2016, as despesas caíram 24% em relação a 2015.

Em relação ao último trimestre de 2015, o custo de aquisição por cliente (do inglês CPGA*) registrou queda de 7%. No acumulado do ano, a queda foi de 27%.

O ARPU* 3G/4G registrado no período foi de R$ 69,40, mantendo-se o mais alto do mercado.

De acordo com os últimos dados do aplicativo Serviço Móvel da Anatel, novamente a Nextel registrou os melhores índices em internet móvel em São Paulo e Rio de Janeiro (SMP), seus principais mercados.

Os bons resultados financeiros se refletem na satisfação dos clientes. Em pesquisa recente promovida pela consultoria independente CVA Solutions, presente no mundo todo, a Nextel obteve o primeiro lugar em valor percebido, isto é, a melhor relação custo-benefício.

Os usuários da operadora também são os mais satisfeitos com a qualidade do serviço de internet no celular. O dado ressalta a confiabilidade dos usuários da Nextel na rede móvel da empresa. Nesse quesito, a Nextel foi a única operadora a ser avaliada como “World Class” na pesquisa, isto é, apresentou aspectos de superioridade marcante e excepcional versus a concorrência. A empresa obteve também pontuação “World Class” em custo-benefício e reputação da companhia.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor