Stefanini e Novidá oferecem soluções de geolocalização para a indústria

InovaçãoMobilidade

A Stefanini e a Novidá, startup desenvolvedora de soluções únicas de IoT baseadas em geolocalização de precisão, anunciaram uma parceria que oferece uma plataforma de localização geográfica que permite aumentar a eficiência nos processos da indústria, potencializando o que se designa de Indústria 4.0.

A solução assenta em sistemas proprietários de microlocalização de precisão e mostra, em tempo real a movimentação interna de equipamentos, maquinários, insumos e produtos, assim como, a rotina de funcionários por meio de suas atividades. Dessa forma, o gestor poderá promover medidas para melhorar a eficiência dos processos ao mesmo tempo que garante uma maior segurança dos colaboradores.

As informações são obtidas por meio de captadores e emissores de sinais como GPS, ERBs de celulares, Wi-Fi, beacons e outros que, juntos a algoritmos avançados, trazem uma precisão de até 2 metros dentro de um espaço monitorado.

Os sensores são instalados em todos os espaços indoor da fábrica para capturar e transmitir os sinais para os dispositivos que possuem a tecnologia embarcada. O cruzamento desses dados determina a localização aproximada do que estiver sendo monitorado e quanto tempo foi gasto em cada uma das etapas e tarefas do dia, além da rota percorrida.

“Desenvolvemos uma solução voltada a indústria, pois enxergamos uma enorme necessidade de análise e otimização dos processos produtivos. Chegamos justamente para trazer de maneira rápida e objetiva essas respostas, em um sistema integrado de toda a cadeia produtiva em tempo real”, comenta Fábio Rodrigues, Diretor Executivo da Novidá.

“A Novidá é uma empresa que trouxe uma solução muito além do tempo de maturação do mercado, que se desenvolveu bastante durante o primeiro ano do Open Startups. Conseguimos avançar no mercado com demonstrações do potencial da solução e, por causa disso, a nossa parceria foi renovada. Já tivemos grandes conquistas, voltadas a eficiência operacional de indústrias, e para os próximos meses teremos ainda mais, focadas no real conhecimento e engajamento dos usuários finais”, afirma Breno Barros, Head of Solution Center & Innovation da Stefanini.

As tecnologias da Novidá podem, ainda, ser utilizadas em diversos outros segmentos, como na área da saúde, bancos e varejo, onde a localização de pessoas e produtos seja um fator importante para o negócio.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor