T-Systems e Dassault desenvolvem solução para setor de manufatura

EmpresasNegócios

A T-Systems Brasil desenvolveu uma solução para o mercado de manufatura baseada nas suas ofertas de RFID e IoT e no sistema DELMIA APRISO – uma plataforma desenhada em cima do sofware da Dassault Systèmes para o Gerenciamento das Operações de Manufatura.

Ricardo Michelan, diretor de vendas da T-Systems Brasil, ressalta que a novidade utiliza todo o conhecimento da provedora alemã em RFID e M2M. “A ideia é colocar essa solução no Delmia Apriso, levando para o mercado uma oferta pronta de RFID para as empresas que já utilizam esta solução MES”, explica.

Segundo Michelan, será oferecido um kit para que seja feita a comunicação RFID e a automação de coleta de dados aos clientes que já tiverem Delmia Apriso implementado, melhorando a acuracidade dos dados e agilizando processos.

Luiz Egreja, responsável pela área de manufatura da Dassault Systèmes para a América Latina, lembra que as companhias vêm atuando juntas globalmente desde 2000, com foco principalmente no mercado automotivo brasileiro. “Nos últimos anos o setor automotivo tem passado por profundas mudanças para lidar com mercados mais exigentes. Os sistemas de produção precisam de mais flexibilidade e agilidade para atender às exigências do consumidor, mantendo altos padrões de qualidade e baixos custos”, refere. “Nossa solução oferece esses benefícios com baixo risco e curto prazo de implantação, porque está baseada em décadas de experiência de nossas empresas trabalhando com companhias líderes do setor”, explica o executivo.

O lançamento reúne a experiência da T-Systems em RFID e M2M e a expertise da Dassault Systèmes no mercado de manufatura com a plataforma 3DExperience.

Desde o início da atuação conjunta no Brasil, as duas companhias vêm trabalhando no desenvolvimento do conceito de Manufatura 4.0, baseado no uso intenso da digitalização e da automatização de processos industriais, aumentando a produtividade e agregando mais qualidade aos produtos finais. “Estamos trabalhando juntos na evolução do mercado automotivo e essa parceria deve crescer, seja por meio do  rollouts de projetos globais ou pelo desenvolvimento de soluções focadas em atender às necessidades específicas do mercado brasileiro”, afirma Egreja.

A solução chega ao mercado ainda no primeiro semestre de 2017 e é destinada aos setores automotivo e de manufatura em geral, mas sua aplicação pode ser ainda mais abrangente, uma vez que o Delmia Apriso está presente em segmentos como bebidas e alimentos, cosméticos, varejo e energia. “Qualquer empresa no Brasil que já trabalhe com Delmia Apriso pode absorver e utilizar a solução”, explica Michelan.

A expectativa é que a colaboração entre as duas companhias cresça ainda mais nos próximos anos. “Temos trabalhado com procedimentos e planos de negócio que fortalecem nossa atuação conjunta. É uma via de mão dupla e esperamos que 2017 seja um divisor de águas para nossa parceria.”


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor