Telefónica Open Future e Facens criam espaço para startups digitais

NegóciosStartup

O Telefónica Open Future_, programa global de inovação aberta e empreendedorismo do Grupo Telefónica, e o FACE – Centro de Empreendedorismo da Facens (Faculdade de Engenharia de Sorocaba) anunciaram uma parceria para a criação de um espaço para que as startups de base tecnológica possam desenvolver seus projetos e ideias inovadoras.

O Crowd Facens quer oferecer uma área de crowdworking para que empreendedores digitais possam ter acesso a um programa de pré-aceleração de 12 meses, treinamento e acesso ao mercado. Essa é a primeira vez que o Open Future tem uma iniciativa no interior de São Paulo mas é já o sexto Crowd do programa no Brasil.

O Crowd funcionará nas dependências da Facens e buscará projetos inovadores em diversas áreas como Cidades Inteligentes, Internet das Coisas, Big Data, Soluções B2C, B2B, Vídeo, Machine Learning, Segurança, Fintech e Agtech, entre outras.

Existe, ainda, a possibilidade de, caso um projeto seja muito promissor, continuar sendo apoiado após o período de 1 ano. Nesse caso, será a Wayra, uma das iniciativas de investimento do Open Future, a dar suporte com um aporte de capital financeiro e fornecendo toda infraestrutura necessária para a evolução da startup.

“Temos uma metodologia de desenvolvimento de negócios moderna e já testada, além de podermos ampliar os contatos dos empreendedores de Sorocaba com um ecossistema mundial de inovação, com crowds espalhados por 17 países”, afirma Renato Valente, Country Manager do Open Future e diretor da Wayra Brasil.

“Estamos muito otimistas e acreditando que o mercado ganhará profissionais ainda mais qualificados e produtos e soluções inovadores. Só o fato de ter uma ideia acelerada por uma empresa do porte da Telefónica já é um grande diferencial para o currículo dos nossos alunos”, indica Andréia Leles, coordenadora do Centro de Empreendedorismo da Facens.

As inscrições para a primeira turma de 10 startups já estão abertas e os interessados podem realizar suas candidaturas por meio da plataforma Openfuture.org , até ao dia 28 de abril. Nessa chamada, serão selecionadas projetos criados por alunos, ex-alunos, professores, empreendedores e pesquisadores associados à Facens.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor