Pesquisa revela crescente preocupação das empresas com crimes cibernéticos

Segurança
0 1 Sem Comentários

A consultoria BDO efectuou uma pesquisa que mostra uma crescente preocupação dos empresários com a cibersegurança e um maior foco nas estratégias de prevenção de ataques digitais e no planejamento de contingência para violações cibernéticas.

O estudo inquiriu 160 membros do conselho de administração de empresas públicas dos Estados Unidos. Foi possível concluir que  80% das organizações ampliaram em 22% o orçamento destinado a ações envolvendo segurança cibernética e que 63% estão elaborando planos de resposta a incidentes de violação cibernética.

Além disso, 43% detêm requisitos de segurança em relação a fornecedores, um aumento significativo em comparação a 2015, quando 35% indicaram fazer tais exigências.

No entanto, o estudo também identificou que apenas 25% das empresas dividem essas informações com outras companhias e instituições. Das que compartilham os dados, a grande maioria (88%) o faz com agências governamentais, mais de um quarto (28%) com centros de compartilhamento e análise de informação e aproximadamente um quinto (19%) com seus concorrentes.

No Brasil, a situação mais preocupante está relacionada com ramsonwares, em que o país  vem ganhando cada vez mais posições no ranking mundial. Entre outras implicações, o ramsonware ocasiona a indisponibilidade temporária ou definitiva das informações, perdas financeiras e danos à reputação da empresa.

Um dos cases brasileiros de crimes cibernéticos aconteceu em 2015 na Prefeitura de Pratânia (SP), que teve os dados criptografados. Como os funcionários ficaram impossibilitados de acessar os sistemas e informações internas, a prestação de serviços à população foi comprometida por quatro dias.

“No Brasil, o principal foco de atacantes desta modalidade são empresas de pequeno e médio porte, tendo em vista o baixo nível de maturidade dos controles internos”, indica Toni Hebert, responsável pela divisão de Risk Advisory Information Technology.

Assim, a BDO anuncia o desenvolvimento de um serviço direcionado às empresas que buscam proteger a mobilidade e interconectividade de seus negócios, o Cyber Security.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor