Tecnologia 4,5G na banda larga móvel já chegou a Brasília

4GMobilidadeRedes

A Anatel anunciou a chegada da tecnologia 4,5G a Brasília com a instalação da rede por parte das 4 operadoras, utilizando a faixa de 700 MHz. Esse avanço tecnológico só está sendo possível após o desligamento das televisões analógicas.

As quatro operadoras que venceram a licitação já começaram a instalação dessa tecnologia em vários municípios brasileiros, sendo Brasília uma das primeiras capitais a disponibilizar esse avanço aos consumidores.

As principais vantagens do uso da faixa de 700 MHz é o aumento o total de frequências disponíveis e a propagação do sinal. Adicionalmente, a faixa de 700 MHz facilita o acesso em ambientes fechados, o que melhorará a experiência do usuário dentro de suas residências.

A implantação das redes em 700 MHz é possível com o desligamento do sinal analógico, o que já aconteceu, além de  Brasília, em  São Paulo. Goiânia será a próxima capital a ter o desligamento.

A ativação das redes móveis em 4,5G na região de São Paulo capital e Grande São Paulo será a próxima e poderá ocorrer até junho de 2018, desde que se comprove a viabilidade técnica.

De acordo com a Agência, o usuário deve utilizar um aparelho compatível com a tecnologia para que seja possível obter velocidades de download de 300 Mbps ou mais e de upload de 50 Mbps ou superior.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor