700 MHz para banda larga móvel é liberada para sete capitais brasileiras

MobilidadeRedes

O Grupo de Implantação do Processo de Distribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired) aprovou a entrada em operação do sinal de banda larga móvel na faixa de 700 MHz para sete capitais. A aprovação ocorreu em reunião realizada nesta terça-feira, 30/5, na sede da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

As cidades escolhidas foram: Boa Vista (RR), Fortaleza (CE), Macapá (AP), Natal (RN), Rio Branco (AC), Recife (PE), Maceió (AL), e outras 67 cidades.

Os municípios da lista devem, agora, entrar em um período denominado mitigação preventiva de interferências, no qual a população será informada sobre como agir em caso de interferência do sinal da banda larga móvel na TV aberta. Nesse caso, a população poderá contatar o site da TV Perfeita, que atuará em possíveis interferências de sinal.

Este período de mitigação, anterior à entrada em operação da banda larga móvel nos municípios, dura em média 30 dias, mas pode apresentar variações de acordo com a especificidade técnica de cada localidade. Após o término do processo, a Anatel permitirá que a banda larga móvel na faixa de 700 MHz entre em operação nestas localidades.

O Gired ressalta que Recife e Maceió ainda necessitam alterar canais de radiodifusão para o início do processo de mitigação. Nas demais cidades, o período de mitigação preventiva já pode ser iniciado.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor