Anatel divulga ranking de maiores reclamações de empresas do setor

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A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou nesta sexta-feira, 26/05, um ranking das maiores reclamações de empresas do setor.

Em abril, foram registradas 258,8 mil ocorrências, queda de 19,9% em comparação com o mesmo período no ano anterior.

Ainda de acordo com a instituição, todos os principais serviços de telecom apresentaram redução: telefonia móvel, com queda de 14,1% ou 125,6 mil reclamações, telefonia fixa, com 54,9 mil (-31,8%), banda larga fixa, com 39,7 mil (-21,4%), e TV por Assinatura, com 37,1 mil (-15,5%).

Reclamações sobre cobrança estiveram no topo da lista no período para serviços de TV por Assinatura (46.47%), telefonia fixa (39,76%) e telefonia móvel pós-paga (53,79%). Na banda larga fixa, a liderança ficou com as reclamações sobre qualidade do serviço (46,22%) e na telefonia móvel pré-paga foi relativa à créditos (49,52%).

Em segundo lugar no total das reclamações ficou a qualidade do serviço na TV por Assinatura (11,79%) e telefonia fixa (22,48%). E reclamações relativas às ofertas, como promoções e bônus, na telefonia móvel, pós-paga (9,43%) e pré-paga (14,31%). Na banda larga fixa, cobrança ocupou o segundo lugar (22,39%).

Cancelamento foi a terceira modalidade mais reclamada no mês de abril na TV por Assinatura (9,82%), telefonia fixa (6,95%) e telefonia móvel pós-paga (8,99%). Na banda larga o terceiro maior volume de reclamações foi relativo à instalação ou ativação (10,84%) e na telefonia móvel pré-paga foi qualidade (12,34%).

Empresas

Com exceção da TIM, que com 42,3 mil de reclamações em abril de 2017 apresentou aumento de 12,9% nos últimos 12 meses, todas as outras prestadoras na telefonia móvel registraram queda: Nextel, com 8,5 mil (-20,5%), Oi, com 15,9 mil (-33,5%), Claro, com 25,5 mil (-19,3%), e Vivo, com 33,1 mil (-21,8%).

Na telefonia fixa, todos os grupos acompanhados pela Agência apresentaram redução em abril, quando comparado com abril de 2016: Oi, com 30,3 mil reclamações (-38,5%), Vivo, com 16,4 mil (-23,9%) e NET/Claro, com 6,8 mil (-18,7%).

Na TV por Assinatura, todas as prestadoras registraram redução: Net/Claro, com 17,4 mil reclamações (-3,8%), Sky, com 13,4 mil (-24,6%), Oi, com 3,5 mil (-31,7%), e Vivo, com 2,6 mil (-3,4%).

Na banda larga fixa, unicamente a Net apresentou elevação nas reclamações em abril de 2017 quando comparado com abril do ano passado, com 6,6 mil (+12,8%). Oi registrou 18,1 mil reclamações (-33,5%) e Vivo 11,3 mil (-18,9%).

*Com informações da Anatel 


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