Anatel participa de Encontro Nacional de Provedores Regionais de Banda Larga

EmpresasNegóciosOperadorasRedes

O presidente da Anatel, Juarez Quadros do Nascimento, vai participar nesta quarta-feira (31.5), a partir das 14h, da abertura do “Encontro Nacional Abrint 2017”, voltado a provedores regionais de banda larga fixa.

Ele também fará uma apresentação durante o painel “Os efeitos do PLC 79/2016 e o novo modelo de telecomunicações no mercado dos provedores regionais. Como atualizar a regulamentação sem prejudicar a competição”. O evento será realizado entre os dias 31 de maio e 2 de junho, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

A Agência acrescentou nesta terça-feira, 30/05, ao seu Portal da Internet uma página dedicada aos pequenos provedores. Neste espaço, a Anatel disponibiliza uma cartilha “Como ser provedor de internet” que busca capacitar os interessados. O Portal também apresenta o Sistema de Negociação das Ofertas de Atacado (SNOA) e os passos para o credenciamento nesse sistema.

O SNOA permite ao pequeno provedor ter acesso às ofertas de acordo com preços homologados pela Anatel. Além da cartilha, está disponível um infográfico de grande formato que pode ser baixado pela prestadora para permitir o estudo, em detalhes, do que é preciso para acessar o mercado de atacado.

O conselheiro Aníbal Diniz afirmou que a Anatel vem buscando atender, progressivamente, às reinvindicações dos provedores de pequeno porte. Segundo ele, “a concepção de um espaço em seu Portal voltado aos provedores regionais constitui a mais nova dessas iniciativas. A redução do valor cobrado pela outorga, a licitação de sobras de radiofrequências ocorrida em 2015 e a simplificação do processo de autorização implementada no ano passado são frutos desse esforço da Agência para simplificar a vida dos pequenos provedores”.

Espaço Anatel
O público do “Encontro Nacional Abrint2017” terá à disposição um estande da Anatel para obter informações sobre o serviço de banda larga fixa e realizar o cadastramento e emissão de licenças. O espaço ficará aberto, das 10h às 17h30, durante a realização do evento.

Programação
O debate “SCM e SVA. Entenda os conceitos e saiba porque o SVA é importante para os provedores regionais”, que será realizado no dia 31 de maio, às 8h30, antes da abertura oficial do evento, contará com participação do conselheiro Aníbal Diniz. No dia 1º de junho, às 14h, o superintendente executivo da Anatel, Carlos Baigorri, participa da mesa “Panorama do setor: uma visão da Abrint sobre os temas mais atuais do mercado”.

No último dia do evento, às 8h30, o conselheiro da Anatel Leonardo Euler estará no painel “Compartilhamento de infraestrutura. Quais os avanços obtidos no compartilhamento de postes, dutos e antenas e os desafios que ainda precisam ser vencidos”. E, a partir das 14h30, a superintendente de Planejamento e Regulamentação da Anatel, Maria Lucia Bardi, integrará a mesa “Atualização de dados junto à Anatel e a importância para a elaboração de políticas públicas”.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor