Golpe via WhatsApp que explora a paixão pelo futebol afeta 2 milhões de brasileiros

Segurança

A Psafe alerta que há um novo golpe que visa os amantes de futebol no Brasil. O ciberataque promete personalizar o WhatsApp com as cores dos mais populares clubes de futebol brasileiros e  já afetou mais de 2 milhões de usuários.

O ataque cibernético começa com mensagens de contatos conhecidos, ou de algum grupo do WhatsApp, convidando o usuário a clicar no anúncio da promoção para poder personalizar a rede social com o tema de seu time. Ao todo, torcedores de 15 clubes de diferentes estados brasileiros acabaram vítimas desse golpe.

Ao clicar no link relacionado ao seu clube, a vítima é direcionada para uma página na qual deve compartilhar o suposto serviço para oito amigos ou dez grupos via WhatsApp e também é induzido a preencher seus dados em serviço de SMS pago para, só então, poder baixar o falso pacote de personalização. 

“Ao explorar temas muito populares, como o esporte, e utilizar a velocidade de redes sociais, como o WhatsApp, os hackers conseguem gerar golpes de alto impacto. É preciso ficar atento ao receber este tipo de conteúdo suspeito de amigos e grupos do qual faz parte no WhatsApp”, indica Emilio Simoni, Gerente de Segurança da PSafe.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor