Microsoft apresenta Surface Laptop para mercado educativo

EscritórioLaptopsMobilidadePC

A Microsoft apresentou hoje (2) o Surface Laptop, seu mais recente membro da família Surface. O produto se destina ao mercado educativo e pretende competir com o Chromebook e o Macbook Air.

O novo Surface foi desenhado para ajudar os estudantes seja qualquer for sua área de estudo. Mas a Microsoft tem como estratégia não deixar esse equipamento afunilado no “traget” para que foi desenhado, transformou-o num laptop com capacidade para atender a um público mais amplo. 

Com um  design simples e discreto, fino e leve (1,25 kg de peso), para os mais novos levarem na mochila. Numa fase em que se discute o peso que os miúdos carregam as costas para as escolas este pequeno detalhe pode ser muito importante.

O dispositivo tem uma tela de 13,5″ com aspecto de 3:2, otimizada justamente para produtividade. Já o módulo de toque LCD é o mais fino já colocado em um laptop.  A Microsoft diz que a bateria tem uma autonomia de 14 horas e meia, com um processador “Intel Kaby Lake i5 ou i7”, ficando este equipamento com desempenho superior ao MacBook Air. 

O novo equipamento poderá ter memória RAM de 4 GB, 8 GB ou 16 GB e o armazenamento interno e SSD de 128 GB, 246 GB ou 512 GB. 

Os alto falantes do Surface estão integrados dentro do teclado, para que não fiquem visíveis, permitindo melhor direcionamento do som e tornando-o mais agradável a quem trabalha no equipamento. Um apelo direto aos utilizadores de MacBook Air. 

Essa é uma solução que é mais cara que os Chromebooks, custará no mercado americano 999 dólares para os estudantes e escolas. E veremos se vinga no mercado para onde foi desenhado. No entanto, ao mesmo ao tempo quer atrair os usuários de MacBook Air mas não me parece que a diferença de performance chegue para conquistá-los.  Quem precise de trocar seu MacBook Air vai ter esperar até setembro, data do lançamentos dos novos produtos Apple. 

Desenhar um produto que fica no meio pode indiciar um fracasso, contudo estamos a falar da Microsoft que tem uma dinâmica e uma postura de liderança privilegiada em quase todos os mercados, para ajudar a festa os Chromebooks não provaram seu valor ainda em alguns mercados. 

O novo Surface Laptop  traz sistema operacional Windows 10 S e a previsão de inicio de venda para o mercado americano é em junho.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor