Nokia e Apple iniciam parceria na área de patentes

EmpresasNegócios

Depois de longas disputas na Justiça sobre propriedade intelectual, a Nokia e a Apple decidiram deixar de lado suas diferenças e anunciaram nesta terça-feira, 23/5, uma uma parceria de patentes para possibilitar a venda e desenvolvimento de produtos e soluções com foco em saúde digital.

As empresas também irão trabalhar em conjunto com o intuito de explorar futuras colaborações nesse sentido.

“Este é um acordo significativo entre a Nokia e a Apple”, afirmou Maria Varsellona, Chief Legal Officer da Nokia, responsável pelo negócio de licenças de patentes da empresa. A representante completou, afirmando que o movimento foi feito pensando no “benefício de nossos clientes.”

Os detalhes da parceria não foram divulgados, mas sabe-se que a Nokia irá receber um valor em dinheiro antecipado da Apple, bem como uma porcentagem posterior por uso de patentes da finlandesa.

As empresas estavam em uma longa disputa nos tribunais. A Nokia havia entrado com ações relacionadas a patentes em 11 países, as quais afirmavam que a Apple violava direitos de 40 patentes da empresa, incluindo software, codificação de vídeo, antena, entre outros. A Apple, por sua vez, também entrou com ação contra a Nokia, alegando que a finlandesa teria violado um acordo com o intuito de cobrar royalties abusivos.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor