Novo golpe via WhatsApp afeta mais 100 mil brasileiros em 2 dias

Segurança

A PSafe fez novo alerta sobre uma campanha falsa via WhatsApp que afetou mais de 100 mil pessoas em 48 horas. Desta vez, os cibercriminosos usaram as lojas Pernambucanas para aliciar os usuários a clicar em falsos anúncios.

Segundo especialistas da companhia, o golpe seguiu o padrão de ataques no WhatsApp, o usuário recebe uma mensagem de contatos conhecidos ou de algum grupo, convidando a clicar no falso anúncio que oferecia um vale de  compras de R$500 nas lojas Pernambucanas.

Ao clicar no link com a falsa promoção, o usuário é direcionado para uma página que afirma que ele foi selecionado para ganhar o voucher e para liberar o “vale-presente”, ele é orientado a compartilhar o link do cupom com dez amigos ou três grupos diferentes por meio do serviço de mensagens.

Em seguida, o usuário é encaminhado para se cadastrar em sites maliciosos, que efetuam cobranças indevidas, ou a baixar apps falsos com malware.  Para não se tornar uma vítima de hackers, o gerente de Segurança da PSafe, Emilio Simoni, reforça a necessidade dos usuários de smartphone terem sempre um antivírus com a função ‘antiphishing’ instalada.

“Esse tipo de golpe tem se tornado cada vez mais comum. Para se ter ideia, nosso aplicativo PSafe DFNDR bloqueia, todos os dias, mais 800 mil páginas falsas, impedindo que os usuários sejam infectados, tenham seus dados confidenciais roubados ou prejuízos financeiros”, alerta o executivo.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor