Nutanix e IBM lançam tecnologia de IA hiperconvergente

Cloud

A Nutanix e a IBM anunciaram uma solução integrada combina o software Enterprise Cloud Platform da Nutanix com o IBM Power Systems para entregar uma solução inteligância artificial (IA) hiperconvergente que atende altas cargas de trabalho em nuvens privadas.

A parceria entrega uma combinação full-stack com virtualização AHV que oferece uma solução pata a nova insight economy, em que já não é só necessário processamento de informações em tempo real mas capacidade para previsão usando um crescente volume de dados.

Para essa nova economia é necessário uma combinação de armazenamento confiável, redes rápidas, escalabilidade, computadores poderosos e uma nova arquitetura que ofereça às empresas a possibilidade de ampliar seus negócios. A solução da IBM Power Systems e da Nutanix mira as companhias que possuem data centers que necessitam ser atualizados para essa recente realidade, usando infraestrutura definida por software.

Segundo as tecnológicas, a iniciativa pretende trazer novas cargas de trabalho para implementações hiperconvergentes, oferecendo a primeira arquitetura web-scale, simples de implementar e escalabilidade horizontal que suporta cargas de trabalho, quer cognitivas incluindo big data, aprendizado de máquinas e inteligência artificial; quer de missão crítica, como bancos de dados, armazenagem de dados em grande escala, infraestrutura da web e aplicações corporativas convencionais; quer em nuvem nativa, incluindo full stack middleware de código aberto e bancos de dados corporativos e contêineres.

“Os sistemas hiperconvergentes seguem em uma rápida trajetória de crescimento, com uma previsão de tamanho de mercado de quase US $ 6 bilhões até 2020. As equipes de TI agora reconhecem a necessidade e os inegáveis benefícios de abraçar a próxima geração de tecnologia de infraestrutura de datacenter”, disse Stefanie Chiras, vice-presidente de Power Systems na IBM.

“Nossa parceria com a Nutanix é projetada para oferecer aos nossos clientes corporativos uma solução de infraestrutura de hiperconversão escalável, resiliente e de alto desempenho, beneficiando-se dos recursos de dados e computação da arquitetura POWER e da simplicidade de um clique da Nutanix Enterprise Cloud Platform”, acrescentou a executiva.

A combinação da Nutanix com a IBM vai permitir uma nuvem privada corporativa simplificada que fornece a arquitetura POWER de forma integrada com as seguintes funcionalidades:

  • gerenciamento exclusivo de virtualização com AHV, planejamento avançado e correção com aprendizado de máquinas, mobilidade de aplicações, microsegmentação e muito mais, com automação de um clique;
  • gerenciamento integrado do stack por um clique pelo Prism para eliminar silos e reduzir a necessidade de habilidades especializadas de TI para construir e operar infraestrutura baseada em nuvem;
  • implantação de serviços nativos de nuvem usando o Acropolis Container Services com implantação automatizada e armazenamento persistente.

“Com essa parceria, os clientes IBM de sistemas Power poderão vivenciar uma experiência semelhante a uma nuvem pública com sua infraestrutura local”, indicou Dheeraj Pandey, CEO da Nutanix. “Com a arquitetura planejada, os clientes corporativos poderão executar cargas de trabalho de missão crítica, em qualquer escala, com capacidades de virtualização e automação construídas sob arquitetura scale-out fabric, alavancando a tecnologia de servidores da IBM”, finalizou o responsável da companhia de nuvem empresarial.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor