Tecnologia da Hitachi contribui para o atendimento de mais de 9 milhões de pessoas

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O crescimento constante do número de consumidores e a ampliação da base de dados da CPFL Energia demandou uma solução tecnológica capaz de melhorar a agilidade e a precisão nas atualizações do mapa da rede elétrica da distribuidora e, consequentemente, o atendimento de cerca de 9,1 milhões de clientes da empresa de nove concessionárias de energia presente nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais.

Com o objetivo de absorver esta demanda de novos clientes e garantir o desempenho dos sistemas de gestão de rede elétrica e de atendimento, a CPFL Energia se uniu a Hitachi Data Systems, empresa subsidiária da Hitachi, para promover um sistema mais robusto e capaz de processar grandes quantidades de dados com mais rapidez, na metade do tempo que a tarefa era realizada anteriormente.

Em tempos em que a demanda por energia não para de crescer (a previsão é de aumento 2% por ano até 2020), a empresa brasileira procurou um parceiro com vocação para a Inovação Social. A Hitachi entendeu que era possível utilizar-se da tecnologia para ser bem-sucedido no seu modelo de negócio, e, com eficiência e economia de recursos, impactar na melhoria da sociedade sem causar danos ambientais.

A empresa de distribuição de energia precisava ampliar a capacidade de gerenciamento de dados de seus clientes e proporcionar mais rapidez na resolução de problemas, como falta de energia em residências, empresas, hospítais e indústrias. Sua solução através da Hitachi foi ter disponível uma plataforma de armazenamento de dados virtuais apta a processar uma grande quantidade de informação no menor tempo possível.

 

Tecnologia proporcionou agilidade para a operação da CPFL Energia

O resultado gerado com essa parceria foi a maior agilidade no processamento de dados ocasionando uma melhor prestação de serviço para o consumidor final e segurança para os eletricistas da empresa. O monitoramento ágil e preciso aumentou a velocidade das operações na rede elétrica operada pela CPFL Energia. Com informações mais precisas e atualizadas, os funcionários da companhia tiveram a chance de realizar reparos de maneira mais rápida e segura. A parceria Hitachi-CPFL traz, também, benefícios na redução de custos da operação já que requer menos energia, ar condicionado e espaço no data center para funcionar.

“O nosso relacionamento com a Hitachi se iniciou no fim de 2014 e a partir daí nós passamos a estreitar o relacionamento e compartilhar a demanda de tecnologia que a CPFL necessitava para automatizar e acelerar os processos de negócio, o que resultou na execução deste projeto que reduziu em 3 vezes o tempo de organização e atualização da base de dados da rede elétrica”, declara Tiago Machado, líder técnico de infraestrutura de TI da CPFL.

A Hitachi e a CPFL Energia trabalharam juntas para encontrar uma solução personalizada para atender a demanda da holding do setor de energia. Uma solução construída em colaboração, com reuniões presenciais e envolvendo as equipes técnicas das duas empresas para melhorar a performance do sistema de armazenamento de dados.

A nova plataforma de armazenamento de dados virtual garantiu que CPFL Energia identificasse e corrigisse os problemas na rede elétrica em menos tempo. O monitoramento mais rápido e preciso aumenta a velocidade de todas as operações, inclusive dos reparos que evitam problemas futuros e dos atendimentos aos chamados de emergência.

“Houve um trabalho muito expressivo de colaboração, de cocriação para que pudéssemos desenvolver uma solução para que a CPFL Energia tenha condição de oferecer algo melhor para a sociedade”, comenta Ricardo Miura, gerente de vendas Hitachi Data System.


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