Toyota aposta em blockchain para trazer segurança a carros autônomos

InovaçãoNegócios

A Toyota está apostando alto no futuro de carros autônomos e elétricos. Nesse sentido, a montadora selou uma parceria com o Media Lab do Instituto de Tecnologia de Masachussetts (MTI), por meio do Instituto de Pesquisas da Toyota (TRI), para investir em blockchain, explorando o uso da tecnologia na indústria automobilística.

A princípio, a ideia é que esse tipo de iniciativa permita que usuários carros autônomos possam compartilhar informações entre si, com o intuito de desenvolver veículos do tipo cada vez mais seguros. Também como parte da iniciativa, a montadora tem como objetivo desenvolver novos produtos com foco em segurança.

De acordo com Chris Ballinger, diretor de serviços de mobilidade e CFO do TRI, a tecnologia distribuída do blockchain pode permitir esse tipo de compartilhamento de dados de forma rápida, trazendo assim “os benefícios de segurança, eficiência e conveniência característicos da tecnologia de carros autônomos”, disse ele por meio de comunicado.

“Esperamos que outros parceiros da indústria participem desse esforço para fazer com que veículos autônomos mais seguros e confiáveis ​​estejam um passo mais perto da realidade”, completou Neha Narula, diretor de Digital Currency Initiative do MIT Media Lab.

Além da parceria com o MIT, a Toyota também prevê outros projetos com startups especializadas no mercado de blockchain, como a alemã BigchainDB, que está ajudando no desenvolvimento de da arquitetura tecnológica por trás da estratégia da Toyota; a norte-americana Oaken Innovations e a israelense Commuterz, ambas as empresas trabalhando no desenvolvimento de aplicativos baseados em blockchain.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor