Brasil e Peru selam parceria para integração de redes de telecom

OperadorasRedes

Brasil e Peru firmaram um acordo para desenvolver um projeto-piloto que visa integrar redes de comunicação na região da fronteira entre os países. A ideia é que os custos com ligações sejam reduzidos.

Dessa forma, as chamadas telefônicas entre as cidades de fronteira dos dois países serão cobradas como ligações locais. O objetivo é minimizar o custo das ligações para os consumidores.

Do lado brasileiro, a cidade de Assis Brasil receberá o projeto, bem como Iñapari e Iberia, do lado peruano.

Além da redução de custos, o acordo quer evitar o chamado “roaming inadvertido” (quando é cobrado o roaming internacional por conta da proximidade das antenas, mas efetivamente o usuário não saiu de sua cidade) o que, além dos custos, pode também causar interferências prejudiciais à qualidade do serviço.

Há previsão de expansão do modelo para outras regiões fronteiriças e demais países da América do Sul com base nos resultados do “projeto piloto”. Já existem negociações para o estabelecimento de acordos parecidos com a Argentina, Uruguai e Paraguai.

Está em negociação, ainda, o estabelecimento de acordo entre o Mercosul e a União Europeia que trata, entre outros assuntos, também da redução dos custos de roaming.

*Com informações da Anatel 


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor