Dubai ganha primeiro Robocop do mundo

CiênciaInovação

Parece coisa de filme, mas não é. As ruas de Dubai, nos Emirados Árabes, agora contam com um policial robô.

O país é conhecido por investimentos em alta tecnologia – inclusive foi um dos primeiros locais a propor um prédio feito exclusivamente por impressão 3D.

O robô foi apresentado durante a feira de tecnologia Gulf Information Security Expo and Conference (GISEC).

De acordo com o governo local, o policial tecnológico tem capacidade de identificar criminosos na lista de foragidos e coletar evidências de crimes. Ele também é equipado com telas touch, para que as pessoas possam fazer denúncias.

Como se não fosse suficiente, o Robocop também consegue transmitir mensagens e se comunicar em seis idiomas, incluindo árabe e inglês, bem como interagir com o público, respondendo a perguntas, apertando mãos e até mesmo prestando continência.

“Com o objetivo de dar suporte e ajudar pessoas em shoppings e nas ruas, o Robocop é a última adição inteligente ao departamento e foi desenvolvido para nos ajudar a combater o crime, manter a cidade a salvo e melhorar os níveis de felicidade [da população]”, afirma Khalid Nasser Al Razzouqi, o diretor da divisão de serviços inteligentes da polícia de Dubai. “O lançamento do primeiro Robocop em operação no mundo é um marco significativo para os Emirados e um passo rumo à realização da visão de Dubai em se tornar líder global na adoção de tecnologia para cidades inteligentes”, completa.

Até 2030, a meta é que a cada 4 agentes circulando nas ruas, 1 deles não seja humano – o que representa, no total, 25% da frota policial.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor