França planeja colocar trens autônomos para rodar em 2023

EmpresasNegócios

A operadora de trens francesa SNFC está trabalhando de colocar trens de alta velocidade – e autônomos – para rodar o país europeu em 2023. O planejamento também envolve um protótipo que deve estar em testes já em 2019.

O trem deve rodar a mais de 300 quilômetros por hora e deve transportar apenas cargas em um primeiro momento para que, então possa transportar pessoas de Paris ao sudeste da França em 2023.

Apesar de ser autônomo, o equipamento pode ser operado de forma remota. A ideia também é que maquinistas permaneçam no vagão para prestarem auxílio em caso de emergências – também para esses casos, haverá sensores e sistema de frenagem automática que é acionado se necessário.

Para entender mais ou menos como irá funcionar o transporte, Matthieu Chabanel, gerente-diretor da SNCF, explica que é como em um avião. “Em aeronaves, você sempre tem o piloto, felizmente, mas você tem o sistema de piloto automático”, comparou ele em entrevista à publicação francesa FranceInfo.

Apesar de sistemas autônomos como este não serem incomuns no mundo, esse é possivelmente o primeiro a ser aplicado a trans que operam em alta-velocidade.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor