Hospital Mãe de Deus utiliza Watson for Oncology para tratar pacientes

Big DataCloudData StorageGestão

O Hospital do Câncer Mãe de Deus agora conta com a tecnologia de inteligência artificial do Watson for Oncology para identificar opções de tratamento para pacientes com câncer. Localizado em Porto Alegre, essa será a primeira instituição de saúde da América do Sul a utilizar solução para esse propósito.

O Watson for Oncology fornece aos médicos alternativas baseadas em evidências científicas mundiais. A plataforma de computação cognitiva em nuvem aponta tratamentos individualizados e orientados ao perfil de cada paciente diagnosticado com câncer.

Na prática, o médico incluirá no sistema informações clínicas do paciente, como histórico e resultados de exames. Com esses dados, a solução irá auxiliá-lo para reunir informações específicas para o tratamento do paciente, como relevância de cada tratamento identificado, links de apoio para cada alternativa, indicando aos oncologistas quais as opções de tratamento, medicamentos e possíveis efeitos colaterais.

No fim do processo, o médico é responsável por tomar a melhor decisão fundamentada em todas essas informações geradas pelo Watson, podendo também dar o feedback em relação ao conteúdo disponibilizado pela plataforma para auxiliar no seu desenvolvimento.

Watson for Oncology foi inicialmente treinado pelo Memorial Sloan Kettering Center (MSK) – um dos mais importantes centros de estudos sobre o câncer no mundo, sendo atualmente beneficiado por um processo de treinamento colaborativo com centenas de médicos oncologistas. O sistema utiliza como base evidências científicas mensalmente atualizadas e classificadas por ordem de relevância por médicos usuários da plataforma no mundo todo.

A solução colaborativa possui mais de 15 milhões de conteúdos científicos, incluindo cerca de 200 textos médicos e 300 artigos.

“Um dos propósitos do Hospital do Câncer Mãe de Deus é oferecer para os seus pacientes toda a gama possível de alternativas de tratamento. O Watson for Oncology integra-se ao trabalho de nossos oncologistas, possibilitando maior acesso à informação curada e qualificando as decisões dos médicos”, afirma o diretor do Hospital, Carlos Barrios.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor