Indústria 4.0: mercado de robôs irá triplicar nos próximos 10 anos

InovaçãoInvestigação

O mercado para robôs industriais irá triplicar nos próximos 10 anos – cerca de 175%, de acordo com dados da Loup Ventures.

Para este ano, o valor do mercado de robótica industrial é estimado em US$ 14 bilhões – 13% acima do calculado no ano anterior e mais de 20% acima do vendido em 2016. Já para 2025, o valor irá aumentar ainda mais, batendo a marca de US$ 33,8 bilhões.

Robôs são majoritariamente usados em fábricas para a construção de outros equipamentos, como carros, laptops e máquinas de lavar. Apesar de muitos deles serem grandes, as novas gerações de máquinas de manufatura estão menores e mais colaborativas, equipadas com sensores que ajudam a reagir de forma mais rápida e mais inteligente quando há presença humana ou outro objeto.

A projeção é que esse tipo de equipamento responda por 34% do total de robôs utilizados em fábricas no ano de 2025. Em 2016, o número de robôs colaborativos era de apenas 3%.

Só para se ter uma base de comparação, na América do Norte, 32% mais robôs foram trazidos ao território durante o primeiro trimestre de 2017 em comparação com o mesmo período em 2016.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor