Para ministro, governo pode contribuir com segurança cibernética

GestãoLegislação

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, afirmou, nesta quinta-feira (8), que a segurança cibernética é, hoje, uma das grandes preocupações da sociedade brasileira.

“Os avanços tecnológicos trazem também seus problemas. E a questão da segurança cibernética é o principal deles”, destacou o ministro durante abertura do seminário “Confiança no Ambiente Digital: os Desafios da Segurança Cibernética na Estratégia Digital Brasileira (EDB)”, promovido pela Secretaria de Política de Informática (Sepin) do MCTIC, em Brasília,

Para ele,  a segurança cibernética é ferramenta importante para enfrentar a criminalidade que envolve o uso de tecnologias. “Que esse seminário seja o primeiro passo para que possamos contribuir como governo para ajudar em parte das soluções”, afirmou.

O secretário de Política de Informática, Maximiliano Martinhão, lembrou que a segurança cibernética ganhou destaque em dois casos recentes: o ataque cibernético em diversos países, inclusive no Brasil, com sequestro de dados de usuários e empresas; e no jogo da “Baleia Azul“, que utilizou as redes sociais para induzir jovens em todo o mundo à automutilação e ao suicídio.
Segundo ele, o seminário promovido pelo MCTIC tem objetivo de aprofundar as discussões sobre a segurança no ambiente virtual, que faz parte de um dos eixos temáticos da Estratégia Digital Brasileira.

“A confiança no ambiente digital envolve um conjunto amplo de temas que passa pelo respeito a direitos no ambiente cibernético, proteção à privacidade e dados pessoais e também pela segurança e defesa cibernética”, explicou.

A elaboração da EDB está sendo conduzida pelo MCTIC em articulação com outros órgãos do governo, sociedade civil, universidades, comunidade científica e setor produtivo e vai definir até o fim deste ano prioridades e metas para os próximos cinco anos.

A cerimônia de abertura do seminário contou também com a participação do secretário de Coordenação de Sistema do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, contra-almirante Noriaki Wada.

*Com informações do MCTIC


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor