Plataforma SeuProcesso ajuda pessoas a entender e acompanhar processos judiciais

AppsMobilidade

De acordo com levantamento do Conselho Nacional de Justiça, um processo leva, em média, 4 anos e 4 meses para ter uma sentença proferida em primeira instância no Brasil.

Para quem faz parte dessa espera, o tempo é agravado pela ansiedade, burocracia, falta de controle e – especialmente – de entendimento das informações. Afinal, entender termos jurídicos quase sempre fica limitado aos próprios agentes da lei. E é esse tipo de problemas que a plataforma SeuProcesso quer ajudar a solucionar.

Atualmente, cerca de 100 milhões de processos estão em tramitação no País.

O sistema,  criado pela empresa de tecnologia para a área jurídica Tikal Tech, ajuda o cidadão e pequenas empresas na identificação, acompanhamento e esclarecimento de dúvidas sobre processos em poucos cliques.

O usuário precisa, primeiro, acessar a página do SeuProcesso na web e fazer um cadastro rápido. Não é preciso, sequer, conhecer o número da ação na justiça: é possível fazer uma busca apenas por nome e, caso necessário, ir refinando os resultados até que se encontre o processo de interesse.

As informações com todo o histórico do processo são então obtidas, diretamente nas fontes oficiais e em questão de segundos. A partir desse momento, sempre que uma modificação ocorre o usuário é avisado por e-mail ou mensagem no celular.

A ferramenta possui, ainda, advogados convenhamos que podem esclarecer dúvidas. “A ideia é mesmo ajudar o cidadão, automatizando uma dinâmica que, via de regra, é trabalhosa e demorada”, conta Derek Oedenkoven, CEO da Tikal Tech. “Contudo, é necessário lembrar que o serviço não substitui o trabalho do advogado e sempre ressaltamos em nossas comunicações aos clientes a importância de consultar um especialista de confiança”, complementa.

Um outro grande diferencial é o chatbot que está disponível no Messenger do Facebook e que funciona como uma alternativa para guiar a experiência de procurar o seu processo na justiça diretamente do celular.

Com interface focada em usabilidade, o sistema funciona em computadores, celulares ou tablets. A empresa conta atualmente com cerca de 75 mil usuários cadastrados e de 5 mil acessos por dia.

A busca por informações sobre processos é disponibilizada de forma gratuita e algumas funcionalidades, como o acompanhamento contínuo após o período de degustação e a consulta a advogados, são pagas com planos Dr preços variados, começando em R$ 9,90 por mês – esse plano básico inclui o acompanhamento de 1 processo.

O sistema cobre todas as áreas do judiciário brasileiro, como trabalhista, previdenciário, civil, penal, consumidor, comercial; e todos os tipos de ações, como inventários, aposentadoria, indenizações por danos morais e materiais, acidente de trânsito, entre outras.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor