Vaza relatório da NSA que aponta envolvimento russo em ataque hacker pré-eleição dos EUA

CyberwarEspionagemRegulaçãoSegurança

A Agência de Inteligência da Rússia teria realizado um ataque hacker contra os Estados Unidos um pouco antes das eleições presidenciais. O incidente teria atingido ao menos um fornecedor de software usado para as votações, bem como e-mails phishing teriam sido enviados com foco em centenas de funcionários de seções eleitorais.

O relatório vazado para a publicação The Intercept é proveniente da Agência Nacional de Segurança dos EUA (NSA) e autenticado anonimamente em 5 de maio deste ano. O documento analisa exatamente esses esforços da inteligência russa para interferir nas eleições ocorridas no ano passado e que resultaram na eleição de Donald Trump – o atual presidente tinha como principal concorrente Hillary Clinton.

Na semana passada, Putin chegou a ratificar sua afirmação de que a Rússia não teve qualquer participação em ataques hackers que visavam afetar eleições tanto nos Estados Unidos quanto na Europa. Ainda assim, de acordo com informações da Associated Press, ele teria admitido publicamente que poderia ter ocorrido, no entanto, ações provenientes de “ciberativistas” russos.

Apesar disso, o relatório também aponta que a NSA não chegou a uma conclusão de que essa interferência tenha contribuído de qualquer forma para os resultados da eleição e ainda há muito o que ser verificado.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor