Chatbot utiliza IBM Watson para auxiliar aprendizagem de universitários

InovaçãoProjetos

A plataforma de computação cognitiva da IBM foi integrada ao chatbot Mr. Turing, desenvolvido pela DATA H, para auxiliar universitários no aprendizado de diferentes matérias. A solução já foi adotada pela UNAERP – Universidade de Ribeirão Preto – e pode ser aplicada em qualquer disciplina.

O chatbot foi desenvolvido, em princípio, para uso interno dos estagiários da startup. Por meio da tecnologia IBM Watson, a plataforma foi aprimorada com a API “Conversation”, que permite uma conversa natural entre o chatbot e um usuário via chat. A ideia da parceria com instituições de ensino veio da proximidade e afinidade da startup com este setor.

Na prática, os usuários da plataforma Mr. Turing escrevem suas perguntas e recebem respostas revisadas por professores da instituição de ensino. Com isso, é treinado a partir de informações fornecidas pelo corpo docente e funciona como uma espécie de “professor virtual”, respondendo questões e trazendo insights relacionados ao universo do estudante. Todas as respostas fornecidas pelo sistema são avaliadas pelos alunos, que por meio desses feedbacks ajudam a melhorá-lo continuamente.

Ensino de outro idioma

O Mr. Turing também vai ensinar inglês de uma forma bem peculiar. Por meio do Watson, o bot é capaz de reorganizar o conteúdo conforme o desempenho do usuário resolvendo o que sempre foi um problema em cursos de línguas.

“Quem já fez aulas de inglês sabe que cada um tem seu ritmo e agendar aulas particulares para quem tem pouco tempo é sempre um problema, isso sem contar na vergonha de se falar errado ou cometer gafes. As aulas de inglês com o Mr. Turing facilitam tudo isso a um custo muito baixo”, reforçou Marco Aleixo, desenvolvedor responsável pela ferramenta.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor