Atos lança 1º supercomputador com processadores ARM

ComponentesEscritórioInovaçãoPC

A Atos anuncia o lançamento do Bull Sequana X1310, primeiro supercomputador equipado com processadores ARM, capaz de suportar futuras tecnologias em exa-escala, que possibilitam o processamento de um bilhão de bilhões de operações por segundo.

Com o lançamento recente, pela ARM, de suas CPUs de 64 bits energeticamente eficientes, voltadas a servidores, a supercomputação baseada em ARM está agora ao alcance do mercado.

O primeiro protótipo desse tipo foi implantado há alguns anos no âmbito do projeto Mont-Blanc, utilizando servidores Bull, e demonstrou a viabilidade de usar essa tecnologia em HPC (Computação de Alta Performance).

Agora, a Atos coordena a terceira fase do projeto, que tem por objetivo definir a arquitetura de um nó de computação da classe Exascale baseado em ARM e apto a ser industrializado. Para suas pesquisas e avaliações, os parceiros do Mont-Blanc contarão com uma plataforma de testes desenvolvida pela Atos e utilizarão a arquitetura Bull Sequana X1000. A Atos integrará essa plataforma em sua linha de produtos padrão, com o nome de Bull Sequana X1310.

Segundo Luis Casuscelli, diretor de Big Data e Security de Atos para Sul-América, o cluster de nova geração foi desenhado pela equipe de pesquisa e desenvolvimento global da Atos, sendo que o núcleo instalado em Petrópolis (RJ), fez parte importante do projeto no que tange ao desenvolvimento de software da arquitetura.

A placa Bull Sequana X1310 inclui três nós de computação, cada um equipado com dois processadores Cavium ThunderX2 de 64 bits, de última geração, baseados no conjunto de instruções ARM v8. O novo modelo estará disponível no segundo trimestre de 2018.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor