CPqD lança livro sobre aplicações de tecnologias cognitivas

InovaçãoMercado

O CPqD, instituição independente, com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação (TICs), anuncia o lançamento do novo livro “Cognitive Technologies” da série internacional Telecommunications and Information Technology, publicada em conjunto com a editora Springer.

Trata-se do segundo título da série, que tem o objetivo de disseminar globalmente os resultados das pesquisas e as inovações tecnológicas desenvolvidas no CPqD em diversas áreas das TICs.

“Ao divulgar suas competências para o mercado internacional, o CPqD abre oportunidades para novas parcerias com instituições de pesquisa e desenvolvimento e empresas globais que atuam em áreas de interesse comum. E isso vai ao encontro do nosso foco de promover a inovação aberta”, afirma Alberto Paradisi, vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento do CPqD e um dos editores do novo livro.

A publicação, toda em inglês, apresenta uma série de aplicações de tecnologias cognitivas atualmente em desenvolvimento no CPqD: de métodos estatísticos clássicos e técnicas de machine learning a aplicações em redes sem fio e em redes de comunicações ópticas.

Os capítulos se dedicam às aplicações clássicas das tecnologias cognitivas, como processamento de fala, modelos estatísticos, redes neurais, etc; a utilização dessas tecnologias em redes wireless visando a otimização dinâmica do desempenho e a adaptação automática do sistema a eventuais mudanças no ambiente de operação de radiofrequência; além do uso em redes de comunicação óptica, especialmente para a reconfiguração de dispositivos de rede – como amplificadores de sinais ópticos (EDFA).

Os interessados em adquirir o livro Cognitive Technologies podem acessar o site da editora Springer.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor