Golpe por e-mail promete a usuários do Google 950 mil libras

SegurançaVírus

A Nodes Tecnologia, distribuidora das soluções antivírus da Avira, identificou um ataque dos criminosos cibernéticos por meio de um e-mail falso em nome de “Google Incorporation@” e com a promessa de um prêmio de 950 mil libras.

Para ter direito ao valor prometido o usuário deve, segundo a mensagem, “preencher os detalhes de processamento” em uma imagem anexada que, na verdade, descarrega no computador um vírus criado para coletar informações bancárias do internauta.

A mensagem diz ao destinatário que “seu e-mail foi selecionado entre os 12 usuários do Google Lucky’s”, o que serve para atrair usuários desatentos ou que não tem familiaridade com este tipo de golpe.

“O usuário de computador e de aparelhos celulares devem sempre desconfiar deste tipo de mensagem. As empresas, quando promovem alguma promoção sempre as divulgam na imprensa e não costumam solicitar por e-mail algum tipo de procedimento, como neste caso”, afirma Eduardo Lopes Freire, diretor da Nodes Tecnologia.

Segundo ele, os criminosos também podem se utilizar de uma campanha verdadeira para fazer um ataque que pode trazer grandes prejuízos aos internautas. Nestes casos, o melhor a fazer é não clicar nos links e arquivos anexados. Também é prudente manter atualizados o sistema operacional e todos os programas e aplicativos instaladas no PC e aparelhos móveis, incluindo o software antivírus.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor