IBM lança plataforma de serviços cognitivos focada na melhoria do setor de TI

CloudMercadoNuvemProjetos

A IBM anuncia a primeira plataforma de serviços cognitivos focada na melhoria das operações e infraestrutura da área de TI das empresas. A IBM Services Platform with Watson oferece insights para previsão, identificação e resolução de potenciais problemas de forma automática.

Com o uso do Watson, sistema de inteligência artificial da IBM na nuvem, será possível prever problemas e proativamente acionar a automação para melhorar a qualidade, além de fornecer às equipes de TI informações críticas para ajudá-las a tomar decisões mais rápidas e baseadas em dados.

Nos próximos três anos, as indústrias enfrentarão um aumento no volume de dados, pois, a cada dia, cresce a adoção de dispositivos móveis e Internet das Coisas. Segundo pesquisa recente da IBM, aproximadamente 50% dos CEOs planejam adotar a computação cognitiva até 2019 e esperam um retorno de 15% sobre seu investimento.

“Em um mundo onde a nova norma é a alta disponibilidade, as empresas esperam que seus parceiros de serviços tenham a capacidade de oferecer excelência operacional a qualquer momento, lugar e sistema”, explica Sergio Brito, vice-presidente da unidade de Serviços de Tecnologia da IBM Brasil. “Essa plataforma redefinirá a qualidade na prestação de serviços de TI e proporcionará vantagens competitivas significativas aos nossos clientes”, completa.

Com a novidade, as ferramentas de automação podem fazer mais do que executar instruções simples. Agora, elas podem realizar diagnósticos e realizar ações para abordar a causa dos problemas. Por exemplo, e-mails não estruturados e conteúdos em ferramentas de bate-papo podem ser lidos em linguagem natural e os insights extraídos podem ser usados para resolver problemas sem intervenção manual.

A plataforma dá suporte a todo o ciclo de vida dos serviços gerenciados, desde a concepção até a construção, integração e execução. Segundo a IBM, mais de 10 milhões de interrupções de TI já foram processadas na plataforma. Os clientes estão vendo melhoria de qualidade por meio da remediação automática de incidentes, reduzindo o tempo de resolução em até 90%.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor