TIM e Vivo anunciam nova tecnologia para incentivar uso de serviços de voz

4GMobilidadeOperadorasRedes

As operadoras de telefonia móvel Vivo e TIM anunciaram a implementação da tecnologia “VoLTE”, a qual permite que celulares utilizem a rede 4G para realizar chamadas mais estáveis e com melhor definição, em uma tentativa de impulsionar a utilização de serviços de voz.

A TIM anunciou na segunda-feira (24) o início das operações com a tecnologia em Brasília e expansão para Rio de Janeiro, Recife (PE), Fortaleza (CE), Natal (RN), Maceió (AL) e Uberlândia (MG) até o fim do mês. O VoLTE será disponibilizado, inicialmente, apenas para clientes pós-pagos, sem custos adicionais.

Já a Vivo prepara para esta terça-feira (25) o lançamento dos serviços em Rio Verde (GO), primeira cidade do país a ter a faixa de 700 MHz liberada pela Anatel. A empresa pretende ampliar a oferta internacionalmente em parceria com a Movistar, operadora argentina que também pertence ao grupo. As empresas darão início aos testes para ligações internacionais de clientes brasileiros que estejam na Argentina e vice-versa, em paralelo à expansão nacional.

A aposta na qualidade de serviços de voz acontece em um momento no qual o segmento passou a representar menos de 50% da receita líquida das quatro maiores operadoras do país, de acordo com análise da consultoria de Teleco sobre os resultados operacionais do primeiro trimestre deste ano.

*Com informações da Reuters.

 


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor