Toshiba retoma negociações de venda da unidade de chips

ComponentesEmpresasEscritórioNegócios

A paralisada venda do negócio de chips da Toshiba ganhou um novo rumo nesta terça-feira (11). O conglomerado japonês está em negociações com a Western Digital e a taiuanesa Foxconn, além de um consórcio favorito, para retomar a transação por US$ 18 bilhões, segundo declararam fontes do setor bancário.

A Toshiba confirmou que está em negociações com interessados, mas não os nomeou, observando que não conseguiu chegar a um acordo no prazo de 28 de junho, que havia imposto, com o consórcio preferido – um grupo que inclui o fundo apoiado pelo governo japonês Innovation Network Corp of Japan (INCJ), o Banco de Desenvolvimento do Japão (DBJ), a firma norte-americana de private equity Bain Capital e a fabricante de chips sul-coreana SK Hynix.

De acordo com as fontes, as conversas com o consórcio favorito foram paralisadas porque a proposta previa que a SK Hynix iria ajudar a financiar o negócio por meio de bônus conversíveis, um arranjo que eventualmente daria ao grupo sul-coreano uma fatia na segunda maior fabricante mundial de chips de memória flash NAND.

Vale lembrar que o conglomerado enfrenta uma disputa fiscal provocada pelo encolhimento das operações de energia atômica nos EUA, devido aos riscos de aumento de custos na construção da usina. O spinoff tornaria mais fácil a obtenção de empréstimos bancários pela Toshiba e também atrairia o interesse de outros fundos para investimento de capital.

*Com informações da Reuters.

 


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor