Uni-ANHANGUERA digitaliza e unifica operação com tecnologia da TOTVS

ERPFornecedores de SoftwareProjetosSoftware

O Centro Universitário de Goiás, Uni-ANHANGUERA, transformou sua administração financeira e acadêmica com apoio da TOTVS. O projeto de integração de sistemas tem proporcionado uma melhor gestão, processos automatizados, gerenciamento unificado e acompanhamento da rentabilidade.

Antes da parceria com a TOTVS, a gestão do Uni-ANHANGUERA, que conta com aproximadamente 7 mil alunos, era descentralizada. Haviam cinco softwares diferentes e nenhum se comunicava com o outro. Além disso, alguns departamentos necessitavam da informatização de processos. Desta forma, o controle financeiro, orçamentos e dados para tomada de decisões eram gerados manualmente pela contabilidade.

Hoje, com a operação unificada, o Uni-ANHANGUERA consegue fazer uma apuração em tempo real da margem de contribuição dos cursos oferecidos, em especial, os tecnólogos. Como esse tipo de formação é sazonal – o mercado de trabalho determina a procura -, os gestores conseguem saber se é viável manter certos cursos ou ofertar um que esteja demandando mais. Outro ponto referente à eficiência operacional é o controle de bolsas (Fies e Prouni). Quando a matrícula é feita, o próprio software financeiro já realiza o cálculo da bolsa e faz a projeção de como esse desconto impactará nas finanças.

Devido à flexibilidade das soluções TOTVS, foi possível ainda integrar o sistema legado de gestão de acesso (catracas) ao ERP. Assim, quando o funcionário ou aluno passa o cartão na entrada, o sistema já detecta se aquela pessoa está mesmo habilitada a entrar.

Digitalização para a sala de aula

Por meio do projeto com a TOTVS, também foi possível levar a digitalização para a sala de aula. Agora, todo o controle acadêmico é feito via smartphone. O professor faz a tradicional chamada e lançamento de notas sem papel, usando apenas o dispositivo.

O projeto de implantação do fluig, plataforma de transformação digital da TOTVS, iniciou-se há pouco mais de seis meses, mas já está trazendo resultados positivos para o Uni-ANHANGUERA.

O primeiro processo implementado é o de colação de grau. A solução faz toda parte de check list para a solenidade e triagem do aluno – busca no software se ele cumpriu os requisitos acadêmicos (percentual de presença, nota, entrega de trabalho final, entre outros) e se está apto para receber o certificado de conclusão. Pelo fluig, o estudante faz o requerimento, de acordo com o cronograma de cada curso, e também interage com o departamento de marketing, responsável pela organização da cerimônia.

A plataforma também apoiará o Uni-ANHANGUERA em sua nova empreitada com a abertura de cursos à distância, que já está em fase de homologação junto ao Ministério da Educação (MEC). De acordo com a legislação, para oferecer essa modalidade de ensino é essencial ter uma secretaria online. A solução possibilitará um monitoramento efetivo de todo o processo no departamento.

“Ter a TOTVS como parceria é assegurar a nossa evolução e uma gestão mais profissional dos nossos negócios. Com o projeto, podemos ficar ainda mais focados no que realmente interessa, a qualidade do ensino, sem deixar de lado a gestão”, diz Marcelo Pacheco, coordenador de TI do Uni-ANHANGUERA.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor