Anatel registra diminuição de 14,1% nas reclamações de telecom

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A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou que, em junho de 2017, foram registradas 276,8 mil reclamações, uma queda de 14,1% na comparação com o mesmo mês de 2016. A única exceção foi no serviço de TV por Assinatura que apresentou 41,2 mil reclamações, um crescimento de +1,9% face ao mesmo período do ano passado.

A telefonia móvel baixou o número de reclamações com 131,6 mil queixas, menos 15,6% do que em 2016, a telefonia fixa teve 60,0 mil, o que corresponde a menos 21,9%, e banda larga fixa ficou com 42,0 mil reclamações, uma descida de 10,4% na comparação com junho do ano passado.

Reclamações sobre cobrança lideraram o total das queixas recebidas pela agência reguladora nos serviços de telefonia móvel pós-paga (51,93%), TV por assinatura (49,37%) e telefonia fixa (37,29%). O maior conjunto de reclamações na banda larga fixa foi o de qualidade do serviço (46,60%). Na telefonia móvel pré-paga foram queixas relativa a créditos (49,57%).

Todas as prestadoras de telefonia móvel apresentaram redução no número de reclamações. A Tim foi a que apresentou a maior diminuição em números absolutos, registrou 43,7 mil reclamações em junho de 2017, uma queda de 2,6%, seguida pela Vivo, com 32,2 mil (-20,4%), Claro, com 29,9 mil (-12,9%), Oi, com 16 mil (-33,4%), e Nextel, com 9,4 mil reclamações (-22,1%).

Na telefonia fixa, todos os grupos acompanhados pela Agência também apresentaram redução em junho de 2017 em comparação com o mesmo mês do passado: Oi, com 30,7 mil reclamações (-29,9%), Vivo, com 19,5 mil (-14,8%) e NET/Claro, com 7,9 mil (-4,2%).

Com 3,3 mil reclamações registradas em junho de 2017, somente a Oi apresentou queda no volume registrado pela Agência Nacional de Telecomunicações na TV por Assinatura (-39,5%). 

Os dados de junho na banda larga fixa em comparação com o mesmo mês do ano passado indicaram redução para as prestadoras Oi, 18,1 mil reclamações em junho (-20,0%), e Vivo, 12,1 mil (-6,3%). A NET registrou aumento, 6,5 mil queixas (+8,0%).

A nível estadual, todas as unidades da federação apresentaram redução no volume de reclamações relativas a serviços de telecomunicações quando comparado com o mesmo mês no ano passado. Os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro foram os que registraram mais queixas com 86,87 mil e 44,46 mil, respectivamente.


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