Bom uso do celular no trabalho traz economia para empresas

AppsMobilidadeSmartphones

Segundo uma pesquisa da CarrerBuilder, 55% dos chefes acreditam que o uso do celular promove a falta de produtividade nas empresas. Mas esse o uso dos aparelhos celulares está ganhando um novo significado para empresas que estão optando por utilizar o celular como ferramenta de otimização de processos.

O uso de aplicativos com foco em demandas empresariais trazem soluções como diminuição de gastos e economia de tempo para funcionários e gestores. Um exemplo é o VExpenses –  app brasileiro que facilita a gestão dos reembolsos de viagens e despesas corporativas em geral, e que já conta com mais de 6 mil usuários.

Cadastro de despesas em um clique

O segredo para economizar tempo está no processo ágil de cadastro de gastos. Após uma despesa, o funcionário tira foto do comprovante com a câmera do celular e envia para o app. O sistema identifica automaticamente alguns dados do recibo, restando ao funcionário preencher informações como centro de custo e tipo de despesa. Essas despesas são enviadas para o gestor por meio de relatórios.

De acordo com Bruno Pain, diretor do VExpenses “com o uso do sistema, a empresa pode gerar relatórios analíticos que ajudam os gestores a monitorarem e analisarem as despesas de forma rápida e prática. E o melhor: diminuindo o fluxo de papel nas empresas, já que o processo é todo digital” explica.

Aumento na produtividade e diminuição de gastos

Segundo levantamento recente, o uso do aplicativo reduz em até 88% o tempo gasto com processos de prestação de contas, trazendo mais produtividade para a rotina da empresa.

A 99jobs – plataforma de recrutamento e seleção de pessoas – utiliza o aplicativo há 8 meses e conseguiu identificar os resultados em um curto prazo. “Usar um sistema inteligente de gestão ajuda a diminuir as despesas como um todo ao identificar gargalos e desperdícios”, afirma Rafael de Pádua, Financeiro da 99jobs.

Com a tecnologia, é possível também agilizar tarefas como análises de gasto, limitação de despesas, além de permitir a visualização rápida do gasto médio dos funcionários e controlar o cartão corporativo.

Mais segurança

Outra grande aplicação do app é no controle de fraudes. Segundo a consultoria de gestão Hands on Solution, as corporações perdem cerca de 8% de seu faturamento em desvios dos funcionários e o reembolso é uma das maneiras de desviar recursos de uma empresa. Através do aplicativo, é possível fazer comparativos, tendências e monitoramento dos gastos.