Firefox lança hoje nova versão com WebVR

BrowserEscritório

O navegador da Mozilla tem nova versão e a principal novidade é o WebVR, que vai permitir experiências de realidade virtual aprimoradas. O browser oferece ainda novos recursos para melhorar a experiência dos usuários, nomeadamente ao nível do desempenho e rapidez.

“Estamos trabalhando incansavelmente para tornar o Firefox mais rápido e melhor do que nunca. E, hoje, estamos trazendo uma versão que introduz novas tecnologias empolgantes e habilitadas para desenvolvedores, além de melhorar a experiência diária para todos os usuários do Firefox”, indica Nick Nguyen, vice-presidente de produto, Firefox.

O Firefox para Windows é o primeiro navegador de desktop a suportar o WebVR para todos os usuários. Só é preciso abrir um aplicativo ou jogo de realidade virtual, clicar na opção RV no navegador, colocar o phone de ouvido, os óculos, para já só compatível com HTC Vive e Oculus Rift, e usufruir da experiência.

É possível encontrar algumas exemplos recomendadas pela Mozilla nesse site, sendo que muitas deles são feitos com A-Frame, uma estrutura de criação de conteúdo WebVR fácil de usar feita pela empresa.

Outra das novidades é o painel de desempenho que permite o ajuste o funcionamento do navegador. A nova arquitetura multi-processo permite que usuário ajuste o número de processos para cima ou para baixo configurando os mesmos na parte inferior da seção Geral em Opções.

Além do mais, a inicialização está mais rápida ao restaurar muitas guias de uma sessão anterior graças ao projeto Quantum Flow  que visa  melhorar o desempenho do Firefox. A empresa refere que usuário realizou testes comparando o tempo que demora para iniciar várias versões do Firefox com uma enorme aba de 1.691 e que o que costumava demorar quase oito minutos, leva apenas 15 segundos com essa nova versão.

Destaque ainda para o facto de o Firefox estar mais rápido e estável para Windows de 64 bits. Com a nova versão de 64 bits, a Mozilla indica que reduziu as falhas em 39% em máquinas com 4 GB de RAM. 

Mais melhorias disponibilizadas no novo navegador são a pesquisa mais rápida usando os mecanismos de busca de muitos sites diretamente da barra de endereços, o usuário poder mover a barra lateral para o lado direito da janela e a possibilidade das partes de uma página da Web que usam o Flash serem clicadas e terem permissão para executar.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor