Itron e Sonda fecham parceria com foco em Smart Grid e IoT

EmpresasNegócios

Companhias unem expertises para as concessionárias de energia aprimorarem conhecimentos sobre clientes e melhorarem os serviços de atendimento à população. Pelo acordo, a Sonda passa a comercializar as soluções desenvolvidas globalmente pela Itron.

Com a aliança, a empresa latino-americana passa a levar um portfolio de ofertas integradas e completas focado para atender de ponta a ponta projetos de implementação de Smart Grid em concessionárias de energia. Dentre os serviços estão: medição inteligente, soluções de comunicação entre os dispositivos da rede elétrica (como medidores e sensores), projeto e construção de redes de comunicação, fornecimento e implementação das soluções de gestão da medição (MDM), integração com os sistemas corporativos das concessionárias (como Billing, ERP e GIS) e implementação de soluções de Analytics e Big Data. Além da consultoria realizada pela SONDA que redesenha os processos de negócios e gestão de mudança associada à implementação de um projeto de Smart Grid.

Paralelo aos projetos de Smart Grid, as tecnologias desenvolvidas pela Itron também atendem às demandas de Cidades Inteligentes e Internet das Coisas (IoT), um mercado crescente para o qual a Sonda foca as suas atenções neste momento, levando os benefícios deste conceito para concessionárias e indústrias.

De acordo com Rivaldo Ferreira, vice-presidente da divisão de Utilities da Sonda, a parceria com a Itron posiciona a companhia como o principal player especializado em soluções de Smart Grid e IoT da indústria.

“Consideramos que o maior desafio que estas empresas enfrentam é o impacto da chegada de novas tecnologias em seus processos do dia a dia, bem como as mudanças na forma de se relacionar com o consumidor final. A partir desta visão, a Sonda, que conta com uma abordagem completa e um time especializado, está apta para apoiar os seus clientes a vencer tais desafios e colher os benefícios destas inovações”, declara o executivo.

Já para a Itron, colaborar com a Sonda significa entusiasmo com o lançamento do Programa, que oferecerá às concessionárias mais opções de acessar suas soluções na América Latina. “A Itron se beneficiará da força e expertise de parceiros como a Sonda, com extensa presença regional, ajudando-nos a priorizar o serviço ao consumidor e a moldar nosso foco em resultados de negócio”, afirma Emerson Souza, vice-presidente da Itron para Eletricidade na América Latina.