Kassab lança edital sobre Estratégia Brasileira para a Transformação Digital

Inovação

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, lançou nesta terça-feira (1º) consulta pública da Estratégia Brasileira para a Transformação Digital, que reúne as diretrizes e metas para a digitalização da economia brasileira nos próximos anos.

O objetivo é criar um ambiente habilitador para impactos transformadores na agricultura, comércio, finanças, indústria e serviços de transportes e logística, por meio do avanço da digitalização dos processos produtivos e da capacitação do país para a chamada 4ª Revolução Industrial.

A proposta é dividida em eixos temáticos: os habilitadores da transformação digital, e os da transformação digital em si. São cinco os eixos habilitadores da transformação digital: infraestrutura de redes e acesso à internet; pesquisa, desenvolvimento e inovação; confiança no ambiente digital; educação e capacitação profissional; e a dimensão internacional. Os eixos da transformação digital são: uma economia baseada em dados; um mundo de dispositivos conectados; novos modelos de negócio; e transformação digital da cidadania e de governo.

Segundo o texto-base, a economia do futuro será digital e deverá alcançar qualquer brasileiro. O GTI coordenado pelo MCTIC identificou características nacionais para superar desafios e gargalos e avançar na digitalização da economia. “Embora o Brasil possua fortes e significativas vantagens competitivas em determinadas áreas, como o agronegócio, a diversidade cultural, uma economia grande e diversificada, com mercado consumidor atraente, quando comparado globalmente, percebe-se o país ainda tem desafios importantes a enfrentar”, avalia o documento.

A proposta foi formulada por um Grupo de Trabalho Interministerial, coordenado pelo MCTIC, e ficará sob consulta pública durante 30 dias. A versão final será enviada como minuta de decreto à Presidência da República.

*Com informações do MCTIC.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor